Mais de mil gestores de escolas já foram ouvidos pelo secretário de Educação no “Bate-Papo com os Diretores”

Rio Grande do Sul

08.03.2018

Identificar os problemas mais comuns nas 2.547 escolas gaúchas, mas sem deixar de lado as agruras pontuais que atingem, inclusive, os estabelecimentos de ensino mais distantes da Capital, é um dos benefícios que serão obtidos pelo Bate-Papo com os Diretores. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca uma maior aproximação entre o órgão e os gestores de estabelecimentos de ensino. A quarta etapa da ação ocorreu hoje (8), em Caxias do Sul, e reuniu cerca de 250 diretores das Coordenadorias de Educação de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e de Vacaria.

"Muitas coisas que os diretores relataram nós já havíamos detectado, mas alguns depoimentos foram surpreendentes. Esse contato tem sido bastante positivo para ambos os lados e, temos certeza, trará benefícios, mesmo que de forma indireta, aos alunos", resumiu o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer.

 Depois de quatro reuniões (as primeiras foram em Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo), este mês o secretário conversou pessoalmente com mais de mil diretores de escola. Além dele, participam da ação diretores da Seduc, que explicaram o funcionamento e deram um parecer geral dos principais departamentos da Secretaria.

Participaram do Bate-Papo os diretores Rogério Leal (Administrativo), Paulo Rezende (Logística), Neri Barcelos (adjunta do Planejamento) e Sonia Schnneider (adjunta do Recursos Humanos), além da assessora do Departamento Pedagógico, Adriana dos Santos, e a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro. O diretor das CREs, Carlos Fraga, auxiliou o evento.

No início da manhã, os diretores de escola assistiram a uma palestra de Krummenauer, que abordou as mudanças pelas quais o mundo vai passar nos próximos anos (inclusive nas áreas de trabalho ligadas à Educação) para se adaptar aos avanços tecnológicos. "Temos que estar cientes de que os alunos que preparamos hoje, enfrentarão um mercado de trabalho completamente diferente daquele que nós conhecemos, quando começamos", lembrou o secretário.

Inédito

A Coordenadora da 4ª CRE e organizadora do evento, Janice de Moraes, enalteceu o ineditismo da proposta e o fato de os diretores poderem saber melhor como funciona o órgão que cuida da rede estadual de escolas. "Não tenho dúvida que aumenta a convicção em cada um dos diretores, que a Seduc e suas CREs realmente estão atentas aos problemas de todos os tipos que afligem as escolas, e que não medem esforços para tentar saná-los", disse.

Mesmo lamentando problemas recorrentes na educação do Estado, como o atraso no pagamento de salários, os diretores gostaram da iniciativa. "É um evento de grande valia para todas as comunidades, achei maravilhoso o fato de o secretário ouvir todos os diretores e se interessar por saber os problemas de cada um, saber os problemas maiores e tudo que já foi feito. Certamente esse encontro que a gente teve deixa mais perto o governo da realidade de cada escola", afirmou a diretora Aline Barbieri, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abramo Randon, de Caxias do Sul.