Tocantins
09.05.2025A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Dianópolis promoveu, no último dia 7, a formação Make Ciências, voltada aos professores de Física. A ação teve como foco o incentivo a práticas pedagógicas inovadoras, à integração de tecnologias educacionais e à valorização do ensino experimental nas unidades escolares da região.
Realizada no polo da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a formação integra a agenda de formação continuada desenvolvida pela equipe técnica pedagógica da SRE de Dianópolis.
Segundo a técnica de currículo da SRE, Lorena de Queiroz Pimentel, a iniciativa realizada ao longo do ano responde diretamente às demandas das escolas abordando temáticas transversais com o objetivo de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. “As capacitações são planejadas com base nas necessidades apresentadas pelas escolas, com o propósito de promover uma educação cada vez mais contextualizada e dinâmica”, explicou.
Entre os destaques da programação, os professores participaram de uma oficina sobre o uso da inteligência artificial como aliada na prática pedagógica. A atividade incluiu demonstrações práticas de ferramentas e sugestões de estratégias criativas para aplicação em sala de aula, ampliando o repertório metodológico dos docentes.
Outro momento marcante da formação ocorreu no laboratório de Física do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, onde os professores exploraram o uso de kits de experimentação científica. A oficina foi pensada a partir de uma solicitação direta dos próprios docentes.
“Os professores de Física manifestaram o desejo de aprofundar o uso dos recursos disponíveis nas escolas. Nosso papel foi atender a essa demanda, oferecendo orientações e experiências práticas com os materiais”, destacou a técnica de Currículo, Silvia Arlane Alves de Souza Moura.
Os educadores participaram ainda do 1º Campeonato Regional de Avião de Papel, atividade lúdica e educativa, que abordou conceitos de aerodinâmica, gravidade, força, velocidade como estratégias pedagógicas para o ensino da Física.
A professora Keline Gomes, do Colégio João d’Abreu, avaliou positivamente a formação. “Os temas foram pertinentes e proporcionaram momentos ricos de troca e interação entre os participantes”, afirmou. Já o professor Pedro, do Colégio Estadual Jardim, destacou o ineditismo da experiência. “Foi minha primeira formação específica na área de Física. Uma oportunidade valiosa para minha prática docente. Espero participar de muitas outras”, relatou.
Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins
Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins