Mato Grosso do Sul é premiado no programa Aprender Valor do Banco Central  

Mato Grosso do Sul

29.08.2023

No dia 23 de agosto educadores de todo o país estiveram no auditório da sede do Banco Central, em Brasília, para a cerimônia de premiação do Aprender Valor. O prêmio reconhece o empenho dos profissionais que mais se destacaram na atuação no programa do BC de educação financeira nas escolas brasileiras. 

“Hoje é dia de celebração”, disse o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Maurício Moura. A fala destacou os resultados do programa, desde o seu projeto piloto, em 2020. Hoje o Aprender Valor está presente em mais de 22 mil escolas, que atendem 5,6 milhões de estudantes em mais de 3 mil municípios. 

"Mas isso não nos basta, porque nós queremos sempre mais. Queremos ampliar as adesões e engajamento do programa, principalmente nas regiões norte e nordeste, produzir recursos didáticos adaptados para públicos vulneráveis e estreitar nossos laços com os parceiros e com o Ministério da Educação", disse Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central.

Ao todo, 26 premiações foram distribuídas a professores, coordenadores e instituições. Os profissionais de destaque receberam prêmios individuais em dinheiro de R$ 4 mil. As escolas e secretariais municipais ganharam recursos de R$ 10 a 25 mil, para investir em melhorias na unidade ou no sistema de ensino. Os prêmios foram patrocinados pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Os educadores presentes no auditório dão aula de educação financeira em comunidades quilombolas, escolas indígenas, na zona rural e em grandes metrópoles. Não faltaram histórias de transformação que o programa realiza na vida dos alunos, de suas famílias e também dos próprios professores.

MS premiado

O coordenador estadual do Aprender Valor, Odécio Junior Batista Martins, técnico da Coordenadoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SED, recebeu premiação durante cerimônia na sede do Banco Central do Brasil. A REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) foi reconhecida pelo seu engajamento no ano de 2022 em pelo menos uma das etapas do programa (formação, avaliações e projetos), recebendo troféu.

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul tem 235 escolas que aderiram ao programa, corresponde 75% das escolas que ofertam turmas de ensino fundamental, presente em quase todos municípios do estado, não participando apenas Amambai, Japorã e Novo Horizonte do Sul.

Por meio de sequências didáticas que utilizam metodologias diferenciadas, disponibilizadas pelo programa, os estudantes são motivados a Planejar, Poupar e discutir sobre o Uso Consciente do Crédito (PLA – POU – CRÉ) nas aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas, junto com habilidades do Currículo de Referência de MS. 

“Num país onde mais de 75% das famílias afirmam estar endividadas, discutir sobre Educação Financeira no Ensino Fundamental, é pensar num futuro melhor do Brasil e dos nossos estudantes”, menciona Odécio Martins.

Secretário de Estado de Educação, Hélio Daher agradeceu pelo reconhecimento do BC pela participação da REE no programa Aprender Valor, “temos orgulho em dizer que 75% de nossa rede aderiu ao programa, endenderam a importância e estão desenvolvendo por acredidar que faz a diferenca na aprendizagem de nossos estudantes, levando em conta que tudo que é implantado em nossa rede é de forma voluntária, iremos trabalhar ainda mais para ampliar o Aprender Valor em Mato Grosso do Sul”, enfatiza secretário. 

O Aprender Valor tem por objetivo levar a Educação Financeira para estudantes do ensino fundamental atrelados aos componentes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas.

Adersino Junior, SED

Fotos: Raphael Ribeiro/BCB