Mato Grosso
08.09.2025Rui Matos | Seduc-MT
No Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nessa segunda-feira (08.09), a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) destaca resultados alcançados e reforça o seu compromisso com os avanços no ensino e na aprendizagem.
Quem afirma é o secretário de Educação, Alan Porto. “Mato Grosso possui a 10ª melhor educação do país no Ensino Fundamental e foi o primeiro estado a concluir uma política para os anos finais do Ensino Fundamental”, comemora.
O secretário reforça que, no ensino fundamental, a rede pública de educação superou a meta de alfabetização de 59% em 2024, fechando o ano com 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano.
Por conta desse avanço, a Seduc estabeleceu metas ousadas, aumentando a régua da alfabetização a cada ano. Para 2025 até 2030 são, 63%, 67%,71%,74%, 77% e 80%, respectivamente.
Como resultado desse esforço, a educação pública de Mato Grosso foi reconhecida na categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pela primeira vez pelo Ministério da Educação (MEC).
O Estado foi o terceiro do país que mais avançou na alfabetização na idade certa em 2023 - critério primordial para receber o Selo Ouro. Entre os 124 municípios mato-grossenses que aderiram ao CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, 96 deles cumpriram os requisitos exigidos e também receberam o Selo Ouro, 17 receberam Prata e 11 foram reconhecidos com o Selo Bronze.
Segundo o titular da pasta, não basta apenas aumentar a participação das escolas nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mas também elevar a rede estadual ao ranking das cinco redes públicas mais bem avaliadas do país até 2026.
Nesse ano, as provas do Saeb acontecerão de 20 a 31 de outubro, aplicada de forma censitária aos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série e 4ª do Ensino Médio, este último aplicável no caso das escolas integradas com ensino técnico.
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, por sua vez, participam por amostragem. A seleção dos participantes busca representar diferentes etapas da educação básica, permitindo uma leitura abrangente dos níveis de aprendizagem no país.
De acordo com Alan Porto, a Seduc está se preparando para o Saeb 2025 com ações como o "Movimenta Saeb", que começou em setembro de 2024, e a "Operação Saeb" lançada em abril de 2025, visando elevar os níveis de proficiência dos alunos.
“Um simulado do Saeb também foi aplicado em junho desse ano para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e a Secretaria tem focado em um ensino mais eficaz e motivador para as avaliações”, completou.
A meta, destaca Alan, é continuar melhorando a aprendizagem para Mato Grosso obter também melhores resultados no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
“Com o protagonismo do EducAção 10 Anos, a Seduc apostou na educação contemporânea imprimindo a proatividade dos nossos estudantes, dos professores e demais trabalhadores da educação. É por isso que nos tornamos referência do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. O Selo Ouro é fruto do trabalho de todos os que defendem e contribuem com a educação pública do nosso estado”, conclui Alan Porto
Das 628 escolas da rede estadual, 577 unidades atendem os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) com cerca de 178.739 estudantes matriculados em 2025. Os Anos Iniciais (1º a 5º ano), de responsabilidade dos municípios, recebe apoio da Seduc por meio do Regime de Colaboração com os 142 municípios do estado.
Em plano geral, o Ensino Médio da rede estadual saltou da 22ª para a 8ª posição no ranking do MEC e a meta de redução do analfabetismo para 2025 entre pessoas com mais de 15 anos, que era de 4%, foi superada em julho desse ano, quando o IBGE anunciou que o número de pessoas que não sabem ler e escrever caiu para 3,8% no estado.