MEC apresenta resultados do Prêmio Professores do Brasil

26.03.2014

Diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais do MEC, Mônica Gardelli Franco, fez um balanço da última edição do prêmio e apresentou o cronograma para edição 2014, durante a 1ª Reunião Ordinária do Consed.

Na manhã do segundo dia, (22/03), da 1ª Reunião Ordinária do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, que aconteceu em Macapá, no Amapá, a diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais, vinculada a SEB/MEC, Mônica Gardelli Franco, destacou a importância da parceria institucional com o Consed, especialmente, em relação à capacidade de articulação e o engajamento das Secretarias Estaduais de Educação na divulgação e participação dos docentes.

Durante o encontro foi aprovado pelo fórum de secretários à indicação de um representante estadual, em cada secretaria, que terá o papel de interlocutor e mobilizador do prêmio. Ficou acordado também que estes representantes serão articulados pela Secretária Executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, que apontou a importância estratégica da integração entre os representantes estaduais no diversos prêmios, incluindo, o Prêmio Gestão Escolar, realizado pelo Consed, para a otimização de recursos e potencialização da divulgação.

Ao final, Mônica Gardelli colocou a disposição das Secretarias Estaduais de Educação a grade da TV Escola para a divulgação de ações e dados educacionais. Gardelli destacou também que todo o professor, das redes públicas municipais e estaduais, pode participar do prêmio.

As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil terão início no mês de abril e encerramento previsto para o mês de setembro. Serão selecionados 40 professores, em oito categorias, que farão jus a importância individual de R$6 mil reais, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras. Em cada categoria será eleito um embaixador da Educação, que além do prêmio geral, receberá um prêmio extra no valor de R$5 mil reais.

Prêmio Professores do Brasil  - é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras, entre elas, o Consed. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da SEB/MEC, e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Com informações do MEC