Mediotec forma alunos do Ensino Médio em curso técnico de Segurança de Trabalho

Amazonas

18.06.2019

Concluir o Ensino Médio com experiência técnica agregada ao currículo é o grande diferencial dos jovens alunos graduados na última sexta-feira (14/06), no curso técnico de Segurança de Trabalho promovido pelo Centro de Ensino Técnico (Centec), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AM) por meio do Mediotec, ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico de Emprego (Pronatec).

Ao todo, 16 formandos e suas famílias participaram da cerimônia de colação de grau, ocorrida na Escola Estadual Senador Petrônio Portella, bairro Dom Pedro II, zona oeste de Manaus. O evento teve participação de titulares da Seduc-AM e do Centec, além dos familiares dos estudantes. Paro o secretário executivo da Capital, Bibiano Filho, diante do atual cenário econômico do país, esta foi uma grande oportunidade dada aos alunos participantes.

“Por um lado, o país está com 13 milhões de desempregados e, por outro, há uma demanda enorme por profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Então vocês, diferente de outros que sequer estão estudando, têm grandes chances de uma colocação profissional e um futuro promissor. Nosso desejo é que, cada vez mais, nossos jovens tenham esse tipo de oportunidade”, comentou.

Iniciado pelo Governo Federal em 2017, o Mediotec oferta de forma gratuita cursos técnicos em concomitância com o Ensino Médio regular, para alunos matriculados em escolas públicas. Ele é executado em parcerias entre instituições públicas e privadas, por meio de cursos com duração de um ano a um ano e meio.

“No âmbito nacional, a missão do programa Mediotec é garantir que o estudante participante esteja apto a se inserir no mundo do trabalho após a etapa de conclusão do Ensino Médio, e nisso temos certeza que a missão foi cumprida. Formamos novos técnicos em Segurança do Trabalho aptos para o mercado, jovens com competências técnicas e humanas, mais preparados para superar os desafios da vida pessoal e profissional”, avalia Nathalia Flores, coordenadora pedagógica do Centec.

Para a formanda Diana Carolina Vasques Gomes, 18, oradora da turma, a conquista vem de um esforço coletivo em conciliar a rotina e as exigências de duas formações.

“Foi um grande esforço de todos. Precisamos ter muita determinação para conciliar o Ensino Médio regular e o curso profissionalizante, mas valeu muito a pena. Agora damos um novo passo com grandes expectativas, pois estamos ingressando numa área promissora, e sei que estamos preparados para exercê-la com excelência”, comentou ela, que também recebeu, ao final do evento, a medalha de honra ao mérito por ter tido o melhor aproveitamento do curso.

A formação, para alguns, representa ainda a chance de melhorar as condições de vida antes mesmo de entrar na faculdade. Caso de Emanuele Melo Abreu de Souza, 18, juramentista da turma, para quem o curso representa uma possibilidade na melhora da sua qualidade de vida.

“Já saímos daqui com a formação no currículo e o estágio como experiência prática. E isso com certeza vai ser um diferencial no mercado de trabalho”, destacou a aluna Emanuele Melo Abreu de Souza, 18, que também teve destaque no desempenho durante o curso.

Sobre o Mediotec – O Amazonas, desde 2017 matriculou 1.875 alunos nessa modalidade, tanto na capital quanto no interior. As vagas são gratuitas e custeadas por meio da Bolsa Formação, que também define o mapeamento das demandas do mundo do trabalho e renda, inclusive considerando as prospecções de crescimento econômico e social de cada região do país, proporcionando maior sinergia entre esses cursos e as demandas.

FOTOS: Divulgação/Centec