Membros do Conselho Estadual de Educação tomam posse para o biênio 2021 a 2023 no Tocantins

Tocantins

26.01.2022

A nova composição do Conselho Estadual da Educação (CEE) foi empossada na última quarta-feira, 19, pelo Governo Tocantins, em solenidade realizada na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O órgão é composto por 11 representantes e será presidido por Evandro Borges Arantes. 

Os conselheiros são membros de instituições de ensino superior, particulares e públicas, escolas particulares, pais, estudantes, professores, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Ordem dos Advogados do Brasil, associações comerciais e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Durante a solenidade, o secretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Fábio Vaz, destacou o trabalho realizado pela composição anterior e deu as boas-vindas aos novos conselheiros. “Na liderança do professor Robson Vila Nova, o Conselho venceu todas as pautas e fez um excelente trabalho. Estou muito feliz em ver o entusiasmo da nova equipe, a qual dou as boas-vindas”, ressaltou. 

Fábio Vaz também destacou que o CEE tem um papel de fundamental importância no atual cenário da educação. “Estamos iniciando um novo momento na educação, em que nos preparamos para o retorno presencial das aulas e com certeza o Conselho Estadual da Educação tem muito a contribuir com esse processo e com as nossas deliberações”, apontou. 

Evandro Borges Arantes, que preside o CEE pela segunda vez, destacou que o seu principal objetivo é continuar colocando o órgão a serviço da população tocantinense. “Será um espaço do diálogo, da construção coletiva da educação do Tocantins. É uma honra estar mais uma vez presidindo esse colegiado tão importante. Peço a colaboração de cada um e agradeço a disposição de cada membro”. 

A representante do Poder Legislativo, Maria de Lurde Pereira da Silva, falou da alegria em integrar o Conselho e do trabalho que deve ser realizado. “É uma honra estar nessa função para somar com o trabalho realizado pela Secretaria da Educação [Juventude e Esportes]. Que o nosso trabalho seja pautado na ética e no amor pela educação tocantinense”, ponderou. 

Conselho

O Conselho Estadual de Educação foi instituído pela Lei Complementar número 8, de 11 de dezembro de 1995, e publicada no Diário Oficial número 491, nos termos do artigo 133 da Constituição do Estado do Tocantins. O Conselho é um órgão normativo, consultivo e fiscalizador do Sistema Estadual de Ensino e assessor da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Participantes 

Entre outras autoridades também participaram da solenidade o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges; a reitoria da Universidade de Gurupi (UnirG), Sara Falcão; o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende. “O Conselho tem valorizado o ensino superior no processo de formação dos estudantes e precisamos manter esse importante dialogo”, apontou.  

Representantes 

Foram designados os seguintes representantes para compor o Conselho Estadual de Educação - CEE/TO, no biênio 2021/2023:

I - dos diversos graus do ensino particular: 

EVANDRO BORGES ARANTES, na função de Presidente; 

MUNIZ ARAÚJO PEREIRA; 

II - dos pais de alunos: 

ROBSON VILA NOVA LOPES; 

JOSIEL GOMES DOS SANTOS; 

III - da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes: 

SANDRA FRANKLIN ROCHA VIANA SPIES; 

LILIANE ALVES DA COSTA DE OLIVEIRA; 

IV - do corpo discente, do nível superior: 

JULIAN DE ALMEIDA; 

V - do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins - SINTET: 

CLEBER BORGES DE MORAIS; 

VI - da Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Seccional do Estado do Tocantins: 

THIAGO FRANCO OLIVEIRA; 

VII - do Poder Legislativo: 

MARIA DE LURDE PEREIRA DA SILVA; 

HÉLIO DE ALMEIDA BARROS.