Governo de Roraima inicia abastecimento dos gêneros alimentícios das escolas para ano letivo 2023

Roraima

30.01.2023

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), iniciou nesta semana a distribuição dos gêneros alimentícios para abastecer as escolas da capital e do interior com produtos da alimentação escolar para o ano letivo de 2023. As aulas estão previstas para iniciar na rede estadual de ensino no próximo dia 1º de fevereiro. 

“Já iniciamos todo o trabalho para abastecer as escolas estaduais e receber nossos alunos em tempo hábil para o início das aulas deste ano. E esses alimentos adquiridos pelo Governo são de qualidade, de origem da agricultura familiar”, declarou o governador Antonio Denarium. 

O abastecimento iniciou nas escolas da zona rural de Boa Vista, se estendendo a todas as sedes dos municípios do interior. A partir do dia 30, será feita a cobertura total das escolas da capital. A logística de distribuição dos produtos é realizada pelo DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed. 

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, explicou que as escolas também estão recebendo o gás de cozinha. “As unidades estão sendo bem subsidiadas para ofertar uma alimentação com itens de qualidade para os nossos alunos, uma parte importante na rotina escolar e que influencia positivamente no rendimento dos estudantes”, destacou. 

As escolas situadas em áreas em que só é possível chegar por meio de via aérea, também vão receber os produtos para o preparo da merenda escolar. 

“Algumas escolas de Boa Vista já receberam o gás de cozinha. Nas entregas para o interior, o fornecedor do produto acompanha as equipes do DAE realizando o abastecimento do gás simultaneamente com os gêneros”, explicou a nutricionista do departamento da Seed, Larissa Batista. 

Abastecimento acontece de forma periódica ao longo do ano letivo 

A entrega da merenda escolar ocorre de forma periódica durante todo o ano letivo. A cada 20 dias, são encaminhados os alimentos não perecíveis, enquanto os itens perecíveis são distribuídos a cada 10 dias. A medida que as escolas são abastecidas, os cardápios são encaminhados pela equipe de nutricionistas do departamento. 

As escolas estão recebendo produtos como macarrão, feijão, arroz, sardinha em conserva, peixe, carne bovina, achocolatado, leite em pó, biscoitos, açúcar, suco e entre outros. 100% dos investimentos dos produtos imperecíveis e proteínas (carne, frango e peixe) são do Governo de Roraima. 

“Os itens da merenda escolar estão diversificados garantindo uma dieta balanceada para os alunos e uma variedade no cardápio semanal”, complementou Larissa. 

A Escola Estadual Raimunda Nonato Freitas da Silva vai iniciar as aulas em formato presencial após a revitalização predial. Os mais de 700 alunos poderão usufruir de uma alimentação balanceada e de qualidade a partir do início das aulas. O depósito da escola já está devidamente abastecido. 

“Recebemos a merenda, os nossos depósitos e freezers estão cheios, preparados para receber os alunos na próxima semana em formato presencial”, disse a gestora da escola, professora Elineuda Clara de Souza. 

Escolas também vão receber gêneros da agricultura familiar 

O Governo de Roraima também vai adquirir produtos da agricultura familiar para incrementar a alimentação escolar. São frutas como melão, melancia, abacaxi, banana, laranja, limão; hortaliças entre elas alface, cheiro-verde, couve, além de batata, repolho, tomate, cebola, macaxeira, abóbora, feijão verde, ovo caipira, e polpa de frutas. 

Os gêneros são adquiridos direto de cooperativas por meio do procedimento de Chamada Pública, o qual está em andamento na Seed. Desde 2019 o Governo de Roraima vem cumprindo a legislação que prevê o investimento de 30% dos recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para aquisição de gêneros da agricultura familiar. 

No ano passado, de forma inédita, o Governo de Roraima também passou a adquirir gêneros alimentícios direto da agricultura familiar indígena, fomentando também a produção de algumas comunidades indígenas localizadas em Uiramutã, Normandia, Pacaraima e Boa Vista zona rural. 

MERENDEIROS

O Governo de Roraima também está contratando profissionais de copa e cozinha (merendeiros) para atuação nas escolas da rede estadual de ensino. O processo seletivo está em andamento e estão sendo ofertadas 225 vagas para atuação na capital e no interior. O resultado final do certame está previsto para o dia 6 de fevereiro.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed