Mato Grosso do Sul
08.05.2025A Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel, em Rio Verde de Mato Grosso, tem se destacado pela busca por metodologias inovadoras que promovam um ensino de qualidade. Neste ano, a instituição adotou a metodologia "Recuperar para Avançar" (RAV), que visa garantir que todos os alunos, mesmo com dificuldades, avancem no aprendizado de forma gradual e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A RAV foi implementada em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com foco nas habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico dos alunos. A metodologia é acompanhada de perto pela Diretora Nilceu Peixoto e Diretora-Adjunta Laisa Aragão, que organizam reuniões regulares com os coordenadores pedagógicos, como Ana Andrade, Letícia Joseane, Genivaldo Rodrigues, Jonathan Lara (AJA) e Mirian Ventura (EJA), para garantir a eficácia da aplicação. A escola também contou com o apoio do coordenador de Práticas Inovadoras Diego Silva e supervisor de Educação Profissional Douglas William.
SAEB 2025
Visando bons resultados no SAEB 2025, a escola está buscando estratégias e elaborando um plano de ação focado no empenho e desenvolvimento dos alunos, com ênfase nas áreas avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica. O plano inclui ações de reforço pedagógico, monitoramento contínuo e o fortalecimento das competências essenciais dos estudantes, com o objetivo de garantir um desempenho superior no exame.
A metodologia RAV está presente nos períodos matutino, vespertino e noturno, atendendo às necessidades de cada aluno. As avaliações bimestrais permitem ajustes constantes para garantir o progresso acadêmico de todos, alinhando-se às metas de desenvolvimento para o SAEB. “Com o foco no SAEB 2025, a Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel segue em sua jornada de promover um ambiente educacional mais inclusivo, eficaz e preparado para alcançar ótimos resultados”, finaliza diretor Nilceu Peixoto.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.