Ministério da Educação e Consed se reúnem para discutir proposta da BNCC para o Ensino Médio

Base Nacional Comum Curricular

26.02.2018

Secretários estaduais de educação, além de técnicos das secretarias de todo o Brasil, estiveram em São Paulo nesta segunda-feira para conhecer a proposta da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, que está em processo de construção pelo MEC.

Além do presidente do Consed, Idilvan Alencar, que também é secretário de educação do Ceará, estiveram presentes os secretários Cecilia Motta (MS), José Renato Nalini (SP), Haroldo Correa Rocha (ES), Júlio Gregório (DF), Aléssio Costa (PB), Ronald Krummenauer (RS), Cláudia Santa Rosa (RN), Ana Claudia Serruya (PA), Fred Amancio (PE), José Gomes(RR) e Raquel Teixeira (GO).

O objetivo é que os estados e municípios possam participar do processo de construção da BNCC do Ensino Médio, assim como tem acontecido desde o início do processo de construção do documento que já teve a parte referente à Educação Infantil e Ensino Fundamental homologada pelo MEC.

Para Idilvan Alencar, essa discussão é essencial porque são os estados que vão implantar a BNCC. “Estamos aqui para ajudar e a melhor forma de ajudar é antever os problemas com base na experiência que temos no dia a dia das escolas.” Segundo ele, os principais atores da implementação são os professores e gestores, portanto a discussão deve ser ampliada para a escola. 

O evento teve início com a apresentação da secretaria executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, que mostrou em uma linha do tempo todo o processo de reformulação do Ensino Médio. “Se trata de um processo que respeitou o trabalho realizado de todos esses anos e procuramos ir além, sem desrespeitar o que tinha sido feito pelas equipes anteriores”, afirmou a secretária.

Maria Helena também chamou a atenção para a importância do sistema colaborativo para a implementação dos currículos de toda a Educação Básica pelos estados e municípios e para a manutenção de projetos que já estejam em andamento em diversos locais, sempre pensando em uma BNCC que acompanha a Reforma do Ensino Médio. “A Reforma não pode matar aquilo que os estados estão fazendo e já está funcionando”, ressaltou a secretária executiva.

A apresentação da secretária foi seguida pela fala da professora Ghisleine Trigo, que coordena a redação da BNCC. Ela explicou a estrutura da Base do Ensino Médio e a sua divisão pelas Áreas de Conhecimento e também houve uma conversa com os grupos de redatores de cada área, que explicaram as particularidades de cada uma delas.