BNCC
17.03.2021A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), lançou dia 10 de março o “Projeto de Avaliação e Monitoramento do processo de implementação da BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”. A iniciativa tem parceria técnica do Centro de Avaliação e Políticas Públicas Educacionais (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (na imagem acima, a equipe do MEC, CAEd, Undime, Consed e Movimento pela Base durante o lançamento).
Com o projeto, será realizada uma pesquisa amostral com 2.000 escolas de 250 municípios das cinco regiões do país, consolidando um diagnóstico sobre o avanço da implementação da (BNCC) nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Os questionários serão aplicados entre abril e junho com profissionais das secretarias de educação estaduais e municipais, diretores e coordenadores pedagógicos, professores e estudantes. Não foram divulgados quais serão os municípios contemplados e não há definição se a aplicação dos questionários será feita presencialmente ou de forma remota. Está em discussão uma possível contratação de profissionais das redes para acompanhamento do monitoramento.
Também para junho está previsto o lançamento de uma plataforma com dados da implementação, conforme explica Carlos Palácios, coordenador da relação institucional entre estados e municípios da Fundação CAEd: “A plataforma será usada pelas secretarias e escolas selecionadas na amostra para realização da pesquisa. Após a pesquisa, será aberta a todas as redes do país para que realizem a avaliação e monitoramento dos seus currículos”.
A iniciativa é relevante para o avanço da implementação da BNCC. As informações de como essa política estruturante está se concretizando são estratégicas para o planejamento das redes, que terão oportunidade de entender o que está indo bem e o que precisa ser aprimorado. São informações que retroalimentam o processo de implementação e, por isso, essenciais para a sua continuidade.
Leia trechos dos depoimentos de alguns dos participantes do encontro de lançamento em: Observatório Movimento Pela Base