Ministro da Educação participa da II Reunião Ordinária do CONSED

Reuniões

30.06.2016

O Estado de Sergipe sedia nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 1º, a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em 2016. Pela primeira vez realizada em Aracaju, a plenária contou com a participação de secretários de diferentes estados brasileiros, do Ministro da Educação, Mendonça Filho, do secretário da Educação Básica (SEB/MEC), Rossieli Soares da Silva, e do diretor de Programas da Secretaria Executiva do MEC, Ektor Passini.

A equipe do MEC chegou na parte da tarde. Em conversa com os secretários, o Ministro destacou a união entre todos os entes para avançar na educação e garante a importância do espaço e da autonomia que os estados e municípios tem na execução do seus programas e projetos. “Temos que empreender um espírito federativo para que possamos vencer todos os desafios que a pasta tem pela frente. A governança tem que ser solidária, com a participação efetivas de todos os estados e municípios. Deve existir essa parceria entre o governo central e os governos estaduais e municipais. Porém, quando o estado tem liberdade de criar tem destaque em suas atuações. O Ceará é um exemplo. Seu programa de alfabetização resultou no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este é um dos importantes programas que terá continuidade. Vamos aprimorar a política de alfabetização e a formação dos professores para que ele alcance os objetivos traçados”, enfatiza. Para o ministro, os estados e municípios devem participar das políticas para ter professores cada vez mais qualificados na arte de ensinar.

Outro assunto tratado foi a reformulação do Ensino Médio, um dos maiores desafios do MEC e de vital importância. “Precisamos garantir aos jovens brasileiros uma educação atualizada, que atenda todos os alunos indistintamente”, ressaltou.

Para finalizar, o ministro enfatizou que quer definir agenda de trabalho com estados e municípios para 2017 e 2018, mesmo não sabendo quanto tempo terá a honra de ocupar o cargo. “Precisamos pensar minimamente no médio e longo prazo”, garante.

Na sequência, os secretários puderam fazer suas perguntas ao ministro. Piso salarial, programas em andamento, entre eles os Programas Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Brasil Alfabetizado (PBA), custo aluno qualidade, encaminhamentos quanto aos Fóruns Estaduais e Municipais de Educação, estiveram na pauta.

II Reunião Ordinária do CONSED

A II Reunião foi aberta na manhã desta quinta-feira pelo secretário de Educação de Sergipe, Jorge Carvalho, e pelo secretário da Educação de Santa Catarina e presidente do Consed, Eduardo Deschamps. O encontro pretende debater e dar encaminhamentos às pautas e demandas que têm sido elaboradas e discutidas nacionalmente pelos secretários de Educação.

 “É uma honra para o Governo de Sergipe receber essa reunião, pois aqui trataremos de temas importantes para a formulação de novas políticas educacionais para o país e esperamos que esses dois dias de discussões sejam bastante proveitosos e produtivos”, declarou Jorge Carvalho, anfitrião do evento.

A Orquestra Jovem de Sergipe, composta por estudantes do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, realizou uma pequena mostra musical com peças de Tchaikovsky e Villa-Lobos.

Na sequência, a gerente de Implementação do Planejamento Estratégico do Consed, Carolina Ilidia, juntamente com o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, apresentaram os detalhes do novo modelo de diretoria do Conselho, com dois novos cargos: Diretoria Institucional e Escritório de Projetos. Para coordenar e acompanhar os grupos de trabalho dentro do Consed, juntamente com a secretária Executiva, Nilce Rosa da Costa, foi dada posse ao ex-secretário de Estado do Rio de Janeiro, Antônio Neto, como diretor Institucional e a nova gerente de Projetos, Thais Soares.

Na pauta do primeiro dia também esteve a apresentação das devolutivas dos Grupos de Trabalho (GTs). Das seis iniciativas estratégicas do Consed três foram apresentadas hoje, 30: Financiamento da Educação, Avaliação da Educação Básica e Tecnologia e Inovação. As outras três serão apresentadas amanhã, 1 de julho.

Também tomaram posse os vice-presidentes do Consed Nordeste e Sudeste, secretário de Pernambuco, Fred Amâncio, e secretário do Espírito Santo, Haroldo Corrêa Rocha, respectivamente.