Sergipe
16.05.2025A Mostra de Foguetes da Região Sul Sergipana (Mofogsulse) transformou o município de Estância em um espaço de aprendizado, desafio e encantamento científico. Reunindo cerca de 230 estudantes e professores da Rede Pública de Ensino, o evento destacou o protagonismo estudantil e o compromisso com a popularização da ciência. A ação contou com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), entre outras instituições.
A segunda edição do evento teve a participação de cerca de 80 equipes, representando 25 escolas de 16 municípios. A Mostra de Foguetes é promovida anualmente e tem objetivo de incentivar o interesse dos jovens pelas áreas de Física, Química, Matemática, Astronáutica e Astronomia, além de preparar os estudantes para competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (Obafob).
A coordenadora do evento, Márcia Beatriz, compartilhou a felicidade em ver o projeto crescer e ganhar reconhecimento entre estudantes e professores. “É muito gratificante perceber que um trabalho que começou em uma escola está se espalhando por mais de 20 unidades de ensino da região sul e de outros municípios de Sergipe”, afirmou.
A programação da mostra contou com 166 lançamentos de foguetes, com premiações em diferentes categorias. No eixo ‘Foguete Criativo’, foi premiada uma equipe do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Maria Fontes de Farias, em Boquim. No Nível 3 (Ensino Fundamental), cinco equipes participaram, com destaque para o Colégio Estadual Vicente Távora, de Tomar do Geru, que conquistou o segundo lugar.
Já no Nível 4 (voltado para escolas da DRE 1), o pódio foi conquistado pelas equipes do Centro de Excelência Senador Walter Franco, de Estância; do Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa, de Salgado; e do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes, de Umbaúba. E no eixo das escolas de outras regiões do estado, a vencedora foi a Escola Estadual Barão de Mauá, de Aracaju.
Para o professor Pablo Eduardo, que orientou quatro equipes do Centro de Excelência Senador Walter Franco, a experiência foi enriquecedora e proporcionou um espaço para a troca de ideias entre professores e estudantes. “Como professor, pude acompanhar de perto o empenho das equipes que orientei. Duas delas ficaram em primeiro e segundo lugares nesta edição do evento. Os estudantes ficaram muito felizes de terem seu esforço reconhecido com as medalhas e a premiação”, destacou.
Todos os alunos e professores foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de jogos educativos sobre Astronomia e Astronáutica, reforçando o caráter lúdico e formativo do evento.
A realização da Mofogsul conta com a articulação de diversas instituições, como a Universidade Tiradentes (Campus Estância), Prefeitura Municipal de Estância e Sulgipe, além de Zeca e Filadelfo Alexandre, que disponibilizaram o espaço para o lançamento dos foguetes.