Mostra Viver Ciência será realizada nos meses de setembro e outubro

Viver Ciência

16.06.2021

Por Stalin Melo 

Assessoria de Comunicação - SEE/AC 


O Núcleo de Incentivo ao Conhecimento (NIC), ligado ao Departamento de Inovação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), anunciou para os meses de setembro e outubro a realização da Mostra Viver Ciência. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será virtual.

Com o tema “O lado humano da ciência e da tecnologia”, a proposta da mostra, de acordo com o coordenador do NIC, Aires Pergentino, “é discutir qual a importância da ciência e da tecnologia para a sociedade, como a pandemia fez acender esse lado humano da ciência e da tecnologia”.

O NIC já está na reta final da produção das atividades que contemplarão a sétima edição do evento. “Desde 2015 o governo do Acre desenvolve ações de popularização da ciência”, explica o coordenador.

Mostra Viver Ciência envolve escolas do Estado. Foto: Mardilson Gomes /Arquivo SEE

A mostra faz parte do rol de eventos científicos do Brasil, realizada sempre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“Precisamos de um planejamento mais apurado, um olhar diferenciado, porque o evento ganha um caráter diferente por ser realizado apenas virtualmente. O NIC está concluindo esse planejamento, concluindo o edital e estabelecendo regras de participação das equipes e também das escolas”, diz  Aires Pergentino.

Em 2020, durante a realização da Mostra Viver Ciência, a primeira realizada virtualmente devido ao quadro de pandemia mundial, as escolas vencedoras foram a Neutel Maia, de Rio Branco, e o Instituto Odilon Pratagi (IOP), de Brasileia.