Motivação e busca pela inovação marcam trajetória de servidores da Seduc agraciados com a Medalha Sílvio Viana

Alagoas

09.11.2021

A missão de inspirar e motivar seus alunos e a busca incessante pela inovação no ensino-aprendizagem marcam a trajetória dos dois servidores que representarão a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na edição 2021 da Medalha Sílvio Viana. Os educadores José Dercy dos Santos, da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela e Renato de Menezes Pereira, da Escola Estadual Atanagildo Brandão, de Maravilha, estarão entre os 10 agraciados com a honraria maior do funcionalismo público alagoano, a qual será entregue em cerimônia no próximo dia 09 no Palácio República dos Palmares.

Inovação

Servidor público da rede estadual desde 2019 como professor de Geografia, a atuação de Renato merece destaque por seu trabalho que prima pela inovação e envolvimento de toda a comunidade escolar.

“Fiquei muito feliz, pois este reconhecimento é fruto de um trabalho desenvolvido sem buscar holofotes. Quero sempre fazer o meu melhor enquanto educador e conto com o apoio de toda a equipe escolar, pois educação não se faz sozinho”, destaca Renato.

Pesquisador e membro efetivo da Academia Aguasbelense De Letras, (AABL) - onde já publicou seus artigos de opinião e uma crônica-, o professor Renato leva toda essa bagagem para a sala de aula e em trabalhos de campo. Um dos exemplos foi a direção do documentário “Águas de Maravilha”, vinculado ao projeto Cidades Educadoras, onde foram identificados os principais cursos d’água e reservatórios da cidade.

Ele também participou da Primeira Semana Gameducar. Com o intuito de tornar suas aulas mais atrativas, descobriu a Gamificação na Educação como uma metodologia ativa. A partir deste contato inicial,  criou, por meio do Google Formulário, o jogo Educativo “Missão Caatinga”, onde o estudante se depara com um roteiro de atividades e curiosidades do Bioma Caatinga.

“Ser servidor público é doar-se pela sua comunidade, dedicar-se ao máximo, fazer o nosso melhor e servir ao público, que, no meu caso, são os estudantes”, resume Renato.

Inspiração

O outro medalhista Sílvio Viana é da Região Sul alagoana. Há 22 anos no magistério,  sendo dezesseis deles como servidor público estadual, o professor  de geografia José Dercy dos Santos,  da Escola  Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, concluiu, recentemente, seus dois mandatos como diretor-adjunto desta mesma unidade da melhor forma possível: sendo honrado com a Medalha Sílvio Viana.  Feliz pelo reconhecimento, ele fala de sua paixão pela sala de aula, para onde voltará em breve.

“Agradeço a Deus, aos meus colegas de trabalho e  aos meus alunos por esta conquista. Como servidor público, tenho me dedicado, diariamente, a fazer o meu melhor, no menor tempo possível, porque vejo do outro lado alunos sedentos de conhecimento, de um professor amigo e  que saiba tirar o extrair o melhor possível do conhecimento repassado”, declara.

Para  José Dercy, a maior recompensa que um educador pode ter é saber que foi inspiração para seu aluno.  “Ser servidor é se dedicar à coletividade, sem pensar nas adversidades. Dar o seu melhor para os seus estudantes. Para que, lá na frente, a  gente possa ouvi-los  dizer que escolheu sua profissão graças ao nosso incentivo e aulas”, afirma  José Dercy.

O prêmio -  Instituída pelo Decreto nº 3.986 de 2008, a honraria, sinônimo de dedicação e excelência no desempenho das funções como servidor público, reconhece, no mês de outubro, dez profissionais ativos do quadro permanente de cargos do Executivo que tenham desempenhado um trabalho de destaque durante seus anos de serviço público.

Além da Sílvio Viana, Renato e José Dercy também foram escolhidos Servidores Destaque da Seduc, representando, respectivamente, a 6ª e a 2ª Gerências Regionais de Educação.