Mato Grosso do Sul
21.01.2026
A qualificação profissional pode ser o primeiro passo para fortalecer a autoestima e abrir novas possibilidades de renda e independência para mulheres que buscam transformar suas rotinas. É com esse olhar que a SED/MS abre inscrições para cursos gratuitos exclusivos para mulheres, em fevereiro.
Educação com inclusão social
O Mulheres Mil integra um conjunto de políticas públicas visando ampliar o acesso à educação profissional como instrumento de dignidade e ressocialização.
O programa atende estudantes a partir dos 16 anos, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, baixa escolaridade, responsável pelo cuidado familiar ou vítima de violência doméstica.
Em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o programa também prevê ofertas em estabelecimentos penais femininos.
Cursos gratuitos em diferentes regiões
Existem opções na capital e no interior.
Aquidauana – Assistente de Recursos Humanos
Campo Grande – Cuidadora Infantil
Chapadão do Sul – Vendedora
Dourados – Manicure e Pedicure | Maquiadora
Todos os cursos possuem carga horária de 160 horas, com aulas de segunda a sexta, durante três meses. Início dia 6 de abril de 2026.
Inscrições e assistência estudantil
A pré-matrícula deve ser realizada exclusivamente pelo Portal da Matrícula Digital de 4 a 24 de fevereiro de 2026.
Como incentivo à permanência no curso, o programa prevê o pagamento mensal de um valor como apoio à permanência conforme a frequência nas aulas.
Resultados que inspiram
Em 2025, o Mulheres Mil qualificou 224 mulheres em Mato Grosso do Sul, muitas delas encaminhadas para vagas de trabalho logo após a conclusão dos cursos.
O Mulheres Mil cria condições para a mulher reconhecer seu valor e fortalecer sua autoestima em novos projetos de vida com autonomia e renda.
Saiba como participar
Pronatec (67) 3341-0042 (WhatsApp)
@pronatecms (Facebook e Instagram)
Gilberto Junior, SED