Representantes participam de formação para capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade

Paraíba

30.10.2023

A Secretaria de Educação do Estado da Paraíba (SEE-PB), evidenciando seu comprometimento com iniciativas voltadas para a educação inclusiva, está presente na formação do Projeto Mulheres Mil, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. A ação reforça a intenção da Paraíba de fortalecer e expandir a capacitação de mulheres em situações de vulnerabilidade no estado. O evento iniciou na segunda-feira (02) e seguiu até a sexta-feira (06).

Inserido sob a gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o Projeto Mulheres Mil é uma iniciativa do  Ministério da Educação que tem como foco principal oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada. O objetivo é abrir caminhos educacionais para mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade, criando uma rota clara de inclusão social através da qualificação profissional. Com essa iniciativa, busca-se garantir mais chances de inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, melhores condições de vida.

A SEE-PB já delineou suas ações para o programa, estabelecendo como público-alvo mulheres quilombolas, povos originários, catadoras de materiais recicláveis e moradoras das regiões periféricas das comunidades Mandacaru e Mangabeira. Os cursos são parte integrante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Uma das vantagens para as participantes será um auxílio financeiro, que se destina a cobrir gastos com transporte e alimentação durante o período de formação.

Em Brasília, a coordenadora-geral do Pronatec, Adriana Cardoso, juntamente com a coordenadora adjunta pedagógica, Ana Fernandes, estão imersas em um cronograma intenso de atividades que inclui oficinas, palestras e dinâmicas. O treinamento na Capital Federal é vital para garantir que o projeto seja aplicado de forma eficaz na Paraíba, respeitando as particularidades e necessidades do estado.

“Estão sendo momentos únicos e enriquecedores até o momento. A troca de experiências entre os participantes de todos os estados, trazendo as realidades mais diversas para as discussões, com certeza fortalece o aprendizado do que funciona na prática da oferta de cursos profissionalizantes. Temos certeza que o Mulheres Mil será bem recebido na Paraíba e vai trazer avanços na qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, além da afirmação dessas mulheres no mercado de trabalho, inclusão, empoderamento e emancipação” afirmou Adriana Cardoso.

Através da participação na formação, a Paraíba busca assegurar que o Projeto Mulheres Mil alcance seu máximo potencial no estado, promovendo qualificação, inclusão e empoderamento para mulheres em situação de vulnerabilidade de todas as regiões.

Mulheres Mil - O programa teve sua retomada anunciada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 8 de março, como parte de uma série de políticas públicas destinadas às mulheres. Posteriormente, em 14 de abril, a Portaria nº 725 foi publicada, oficializando a instituição do programa. Ele tem como propósito principal proporcionar educação para facilitar a inclusão social, a cidadania, a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência direcionada às mulheres. Além disso, o Mulheres Mil visa diminuir as desigualdades sociais e econômicas, elaborando estratégias para facilitar a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Vale ressaltar que o programa teve seu início em 2005, beneficiando 60 mulheres no Rio Grande do Norte, resultado de uma colaboração entre os governos do Brasil e do Canadá.