Na abertura da 11ª Flipiri, secretária Fátima Gavioli destaca importância da literatura na alfabetização das crianças

GO

29.09.2021

A secretária Fátima Gavioli representou o governador Ronaldo Caiado na cerimônia de abertura da 11ª Flipiri (Festa Literária de Pirenópolis), realizada na noite desta sexta-feira (24/09), no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis. A solenidade teve como convidado especial o escritor e psicólogo Rossandro Klinjey, que apresentou uma conferência com o tema “E o Mundo não Acabou”.

Em sua fala, a secretária de Educação de Goiás destacou que a realização da tradicional festa literária marca um momento importante da retomada e esse foi um dos motivos que levaram a Secretaria de Estado da Educação a apoiar o evento. “A Seduc não poderia deixar, de forma nenhuma, de compartilhar e, principalmente, de se fazer presente nesta data”, frisou.

Formada em Letras com mestrado em Educação, Fátima Gavioli ressaltou o quanto a literatura se mostra importante como instrumento de aprendizagem e por isso eventos como a Flipiri são fundamentais, pois chamam a atenção para os livros ao mesmo tempo em que fomentam o hábito da leitura e da escrita entre as crianças e jovens.

Objetivo da festa

“O grande objetivo desta Festa Literária é incentivar o hábito da leitura e isso acontece por meio do contato com os livros, palestras, oficinas, rodas de conversa e tantas outras atividades”, afirmou a secretária, lembrando que existe hoje no Brasil um cenário crítico e desafiador para os gestores públicos e educadores, que é o déficit de aprendizagem logo nos primeiros anos da Educação Básica.

“Cada vez mais nossas crianças estão concluindo a primeira fase do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever. Terminam o 3º ano sem conseguir escrever cinco frases com início, meio e fim. E isso é muito sério”, salientou.

Segundo a secretária, para reverter esse quadro, o Governo de Goiás buscou a sabedoria, a experiência e a expertise do Estado do Ceará, que será parceiro na implementação do programa AlfaMais Goiás na rede pública, incentivando a leitura e a escrita entre as crianças.

“Esse programa nada mais é do que a união da Secretaria de Estado da Educação com as Secretarias Municipais de Educação no processo de alfabetização das crianças. Nós não podemos ficar sentados, de braços cruzados, vendo tudo isso acontecer nas redes municipais e, como primo rico da história, não fazermos nada para resolver esse grave problema”, acrescentou a secretária.

Para Fátima Gavioli, todo gestor público precisa ter consciência de sua responsabilidade no cargo, que é mudar e transformar a vida das pessoas para melhor. Conforme ela, seu maior desejo como secretária de Educação é ver todas as crianças de Goiás aprendendo a ler e a escrever na idade certa. Meta que o Governo de Goiás não tem medido esforços para cumprir.

Oficinas com professores

A Festa Literária de Pirenópolis foi realizada de 23 a 25 de setembro e contou com mais de 100 atividades. Entre elas palestras, lançamentos de livros, sessão de autógrafos, contação de histórias, rodas de conversa, bate papo, aula espetáculo, apresentações musicais e teatrais, encontro de ilustradores, mesas redondas, sarau poético, carreta da leitura, café & prosa e ainda aulões para alunos do 3º ano do Ensino Médio que estão se preparando para o Enem.

Dentro da programação também foram realizadas diversas oficinas com a participação dos professores Alexandre Lobão, Alexandre Parente, Ana Neila Torquato, Sito Teles, Rose Costa, Hosana Costa, Álvaro Modernell, Édeer Ramos, Débora Bianca, Liduída Bartolo, Marcone Gonçalves, Maria das Dores Brigagão, Vanessa Teles, André Cerino, Romont Willy e Sérgio Pompeo. Todos eles da Escola Estadual Comendador Joaquim Alves.

Convidados

A cerimônia de abertura da 11ª Flipiri contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Márcia Áurea de Oliveira; do secretário de Cultura, Ronaldo Félix; presidente da Câmara Municipal, Joaci Figueiredo; presidente da Casa de Autores, Maurício Albuquerque; prefeito Nivaldo Melo; e da coordenadora geral da Flipiri, Íris Borges; além de 22 coordenadores regionais de Educação da Seduc Goiás.

O Governo de Goiás apoiou a 11ª edição da Flipiri por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc).