Formatura do Proerd reúne mais de 2 mil estudantes no Ginásio Hélio Campos

Roraima

16.11.2023

Na próxima quinta-feira, 16, será realizada mais uma formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência). O evento será às 9h no Ginásio Hélio Campos. O Proerd é uma parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a PMRR (Polícia Militar de Roraima).

A formatura reunirá 2.133 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de 20 escolas da rede estadual de ensino, sendo 18 de Boa Vista, uma de Iracema e outra do Cantá.

“Uma importante parceria com a Polícia Militar de Roraima para fazer um alerta e manter nossos estudantes distantes das drogas. O Proerd esclarece sobre os perigos desse mal que tanto atinge nossa sociedade e é imprescindível para a formação dos nossos alunos”, Nonato Mesquita, secretário de Educação e Desporto. 

Na solenidade, os estudantes receberão certificados, haverá interação com o Daren, (mascote do programa), leitura e premiação da melhor redação, além de apresentação cultural com a fanfarra da Escola Estadual Mário David Andreazza e juramento do Proerd, no qual os alunos se comprometem a ficar longe das drogas.

“Neste dia estaremos com uma vasta programação para os alunos que participaram do Proerd, um programa que faz um alerta aos nossos estudantes, ajudando-os a dizer não às drogas”, ressaltou a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed, Rosilda Garcia.

O PROGRAMA

O Proerd é um dos maiores programas de prevenção primária contra as drogas e violência do mundo. Consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. Foi implantado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o País.  Em Roraima, foi implementado há 23 anos e já atendeu aproximadamente 100 mil alunos.

O objetivo do Proerd, é orientar os estudantes a refletirem antes de tomar suas decisões; estarem preparados para dizer não à oferta de drogas e se tornarem multiplicadores das informações obtidas durante o curso.

O curso é realizado durante um semestre. Policiais militares realizam palestras educativas nas escolas, alertando sobre os perigos e malefícios do uso das drogas. Para isso, são utilizadas cartilhas educativas e vídeos.

As aulas do Proerd ocorrem uma vez por semana. No total, são dez aulas e ao final das aulas, os alunos produzem uma redação sobre tudo o que aprenderam e, no encerramento do curso, é realizada a formatura com a entrega de certificados aos estudantes.

 

JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed