Mais de 78 mil estudantes participam da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Amapá

08.06.2022

Mais de 78 mil amapaenses participam da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), nesta última terça-feira, 7. As provas são aplicadas aos estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio. No Brasil todo, mais de 18 milhões de alunos são avaliados na primeira fase do exame.  

O objetivo é incentivar a pesquisa científica e estimular o estudo da matemática nas escolas brasileiras. As provas da Obmep possuem  20 questões objetivas para serem resolvidas no tempo máximo de 30 minutos e são divididas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade, nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (Ensino Médio).

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em agosto e a aplicação das provas será em outubro.O resultado final, com a entrega da premiação aos vencedores, tem data prevista para o dia 20 de dezembro.

A Obemep é realizada pelo Instituto Matemática Pura (Impa) e conta com o apoio das Secretarias de Educação de todo o país.

Por: João Marcos Chaves