No Consed, secretária de Educação do AM discute o ensino público com representantes das redes estaduais do país

Eventos

24.09.2021

O Encontro aconteceu em São Paulo, nesta quinta-feira (23/09) 

 

A secretária de Educação e Desporto do Amazonas, Kuka Chaves, representou o Amazonas no encontro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado em São Paulo, nesta quinta-feira (23/09). O evento buscou  discutir pautas como as avaliações nacionais, financiamento, Sistema Nacional de Educação e ações dos estados durante e no pós-pandemia, além de celebrar os 35 anos do Conselho.

Em seu primeiro encontro de secretários, Chaves destacou a importância de políticas públicas voltadas ao ensino de qualidade, desde o ensino básico até o nível superior.

“Essa troca é fundamental para pensarmos a educação de forma ampla, para mostrar o que estamos fazendo no nosso Amazonas, que foi pioneiro na distribuição de conteúdos durante a pandemia e que tem recebido secretários de todo o Brasil para conhecer nossos espaços e metodologias. Claro, é muito importante também para saber as iniciativas de outras secretarias e estreitar laços”, frisou a secretária.

Durante o encontro, a secretária de Educação destacou as estratégias adotadas pelo Amazonas para garantir acesso à educação aos estudantes da rede estadual. A rede de ensino amazonense foi pioneira no ensino remoto, através do “Aula em Casa” e distribuiu conteúdo aos demais estados brasileiros.

Além dos secretários estaduais do país, participaram da reunião, nesta quinta-feira, o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Mauro Rabelo; a presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Maria Helena Guimarães Castro, e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus Vinicius David.

Programação –  Em São Paulo, a programação foi extensa e voltada para oportunizar a discussão de temas importantes para a educação. O secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, destacou as ações do MEC durante o período da pandemia.

Também foi realizada uma mesa redonda sobre o Novo Enem, com a presença da presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães Castros e o presidente da Andifes, Marcus Vinicius David.