Alagoas comemora redução do analfabetismo e sucesso do programa criança alfabetizada

Alagoas

18.11.2023

No Dia Nacional da Alfabetização, Alagoas comemora a redução das taxas de analfabetismo e o sucesso do Programa Criança Alfabetizada. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, divulgados em junho e relativos ao ano de 2022, apontam que o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais caiu de 16% em 2019 para 14,4% em 2022, uma redução de pouco mais de 35 mil pessoas não alfabetizadas.

Dados do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) mostram que a fluência leitora das crianças alagoanas melhorou. O estudo do IBGE revelou, ainda, que a taxa de analfabetismo das pessoas de 60 anos ou mais foi a que mais caiu, baixando 3,9 pontos percentuais em comparação a 2019 e 9,3 p.p. em relação a 2016.

 

Educação Infantil

Outro dado positivo diz respeito à Educação Infantil. Com o objetivo de garantir que todas as crianças com até sete anos de idade sejam capazes de ler e escrever, a Seduc tem investido em processos formativos, promovido avaliações e realizado a compra e distribuição de material didático por meio do PARC Criança Alfabetizada, que é realizado em parceria com os Municípios alagoanos. 

Um dos indicadores do sucesso do programa é o Índice de Fluência Leitora (IFL), que foi calculado a partir de uma avaliação diagnóstica com turmas de 2º ano do ensino fundamental em abril e avaliação formativa aplicada em julho. Em pouco mais de três meses, Alagoas viu a média geral do IFL passar de 2,8 para 3,9.

O Estado também foi um dos primeiros a aderir ao Compromisso Criança Alfabetizada do Governo Federal e teve quase todos os seus municípios também aderindo ao programa, o qual visa garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras.

“O Governo de Alagoas tem investido incessantemente na busca pela alfabetização na idade certa, ou seja, até os sete anos de idade, por meio de ações como o Criança Alfabetizada, que no âmbito estadual é executado por meio de parceria entre a Seduc e os Municípios. Esta ação será fortalecida com a nossa adesão ao programa federal, o Compromisso Criança Alfabetizada”, fala a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

A coordenadora Estadual do Programa Criança Alfabetizada/ AL, Patrícia Torres, lista os números do programa. “Hoje temos 1837 escolas e 74.741 crianças das rede estadual e municipais de ensino contempladas pelo PARC Criança Alfabetizada. A mobilização dos municípios é parte fundamental para os bons resultados que temos alcançado e órgãos como a Associação dos Municípios de Alagoas [AMA] e a União dos Dirigentes Municipais de Educação [Undime] contribuem para o fortalecimento dessa parceria”, destaca.

Bruno Soriano e Manuella Nobre / Ascom Seduc  Fotos: Thiago Ataíde / Ascom Seduc