Educação do Pará reforça ferramentas pedagógicas na rede estadual no Dia do Livro Didático

Pará

27.02.2024

Eles fazem parte da rotina escolar e são companheiros durante toda a formação do estudante. No Dia Nacional do Livro Didático, celebrado nesta terça-feira (27), a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) festeja as ferramentas de aprendizado entregues, retomadas desde 2023, aos estudantes nos 144 municípios do Pará, após 34 anos sem distribuição. 

O primeiro material didático produzido e entregue pela Seduc foi o ‘Prepara Pará', composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa para viabilizar a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Cada disciplina contou com dois volumes.

“O livro Prepara me ajudou a fazer uma ótima prova e os cálculos são muito bons, tudo é ótimo nesse livro. Nós, os alunos que fizeram a prova do Saeb, gostamos muito do material entregue. Quando eu estava fazendo a prova, eu me lembrava do livro, do que aprendi nele e me ajudou a fazer uma ótima prova”, conta Harlan Lisboa, estudante do 6° ano do Ensino Fundamental. 

Em seguida, houve a distribuição dos kits referência do Programa ‘Alfabetiza Pará’, com o objetivo de apoiar e inspirar práticas de ensino-aprendizagem no processo de alfabetização e letramento inicial das crianças paraenses. Cada material contém caderno de apoio ao professor, livro de leitura (professor), caderno didático e livro de leitura para o estudante. 

Para o ano letivo de 2024, o Pará se tornou o primeiro Estado do Brasil a implementar educação ambiental nas escolas públicas para fomentar o pensamento e a prática sustentável de forma contínua. Para este componente, os estudantes contarão com publicações relacionadas a temas como resíduos, ecologia e sustentabilidade, beneficiando mais de 500 mil estudantes da rede. Os estudantes dos anos iniciais, finais e ensino médio contarão com material didático próprio e regionalizado para o desenvolvimento das habilidades.

Nas unidades de Tempo Integral, o ano letivo iniciou com o aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino. Nesta modalidade, foi pensando em apresentar um material que envolva a formação de indivíduos autônomos, solidários e competentes, voltado para estudantes, professores e gestores

“O Ensino Integral é um programa em expansão na Seduc, E toda essa expansão que acaba alterando bastante a vivência escolar, não só do estudante, mas também dos professores e gestores, ela precisa ser acompanhada de uma boa implementação. Além de caderno de estudo orientado. E uma boa implementação, ela considera tanto uma formação estruturada para toda a equipe escolar, quanto materiais de apoio para o professor. Pensando nesses materiais, estamos trazendo alguns cadernos que tratam dos componentes curriculares e das práticas pedagógicas que são específicas do ensino integral, como cadernos que orienta os estudantes, professores e gestores, a trabalharem com os clubes de protagonismo, os clubes juvenis, sobre os líderes de turma, sobre o acolhimento, pensamento científico para as aulas de práticas experimentais e também o projeto de vida”, disse Gabriela Bonfim, líder do Ensino Integral da Seduc.

Para ilustrar os materiais gráficos, a Seduc realizou dois concursos de desenho, o primeiro foi realizado no início de 2023, referente aos cadernos do Prepara Pará, com o nome de ‘Prepara COP30’, e o segundo ocorreu no final do ano passado concurso ‘Cores do Futuro’, para ilustrar os cadernos do ano letivo 2024. 

Mayara Anselmo, estudante da 2° série do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Augusto Olimpio, em Nova Timboteua, foi uma das ganhadoras do  ‘Cores do Futuro’. “Foi algo muito gratificante para mim, confesso que não esperava, pois eram vários desenhos concorrendo, mas quando soube eu fiquei muito feliz, às vezes temos talentos e não sabemos, enfim sou muito grata até hoje, espero ver meu desenho nos livros logo!”, disse a estudante. 

Todas as coleções didáticas encorajam o protagonismo dos estudantes com linguagem simples, conteúdo regionalizado e atividades voltadas para as situações cotidianas dos estudantes.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc