Rio de Janeiro
27.06.2025O II Sarau Literário da Seeduc-RJ chegou a Nova Friburgo com muita emoção e encantamento. A cidade recebeu, nesta quinta-feira (26/06), as apresentações das escolas estaduais, com edição na Praça do Suspiro e a participação de estudantes, professores e diretores. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, a iniciativa faz parte de uma agenda de 14 eventos no interior e capital. A programação incluiu atrações culturais, entre apresentações teatrais, declamações, dança, exposições e oficinas. Foi um verdadeiro espetáculo de criatividade, sensibilidade e protagonismo juvenil. Mais do que um evento, o Sarau tem se consolidado como um espaço de pertencimento e valorização da leitura como prática transformadora.
Para a professora Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc, o Sarau Literário é mais do que uma celebração cultural, é uma demonstração do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas escolas para que o livro ocupe um lugar central no processo de aprendizagem.
– Quando os estudantes têm a oportunidade de transformar a leitura em expressão artística, como poesia, teatro ou dança, eles constroem sentidos, desenvolvem a criatividade e se reconhecem como sujeitos ativos na descoberta do mundo. A leitura é apaixonante. E os alunos mostram, com talento e alma, que são os verdadeiros protagonistas dessa história – explica Joilza.
Aberto ao público, o evento contou com um espaço dedicado à leitura e à distribuição gratuita de livros.
A iniciativa
O Sarau Literário faz parte do Programa Educação do Amanhã, iniciativa da Seeduc-RJ voltada à recomposição das aprendizagens. De acordo com a subsecretária, o incentivo à leitura literária atua como ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como interpretação, reflexão e argumentação, permitindo que os estudantes reconstruam sentidos, ampliem repertórios e retomem seu percurso de aprendizagem de forma mais engajada.
Além de Nova Friburgo, já foram realizados eventos em Natividade, Noroeste Fluminense; em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense; e em Niterói, Região Metropolitana do Rio. Ao todo, acontecerão 14 saraus, contemplando todas as Diretorias Regionais da Seeduc-RJ. Esta é a segunda edição do projeto. Em 2024, o Sarau Literário teve sua estreia com um evento realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
– Os saraus ocuparão diferentes polos da rede estadual de ensino ao longo do ano, levando a literatura para além dos muros da escola. Queremos que esse movimento inspire novos leitores e que eles levem os valores da leitura para seus lares e comunidades. Afinal, ler transforma: nos faz viajar, mudar e percorrer caminhos que nunca imaginamos existir – afirmou a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa.
Distribuição de livros
No contexto da recomposição das aprendizagens, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, distribuída às escolas da rede estadual, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida — que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio.
Os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro receberam, no início do ano letivo, cinco obras que contribuem com as competências listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): ‘Com quantas asas se faz um cachorro?’, ‘Vasto mundo’, ‘Gandhi – minha vida é minha mensagem’, ‘Vozes livres’ e ‘Quelé, a voz da cor’.
Esses títulos foram o ponto de partida para os trabalhos apresentados nos Saraus Literários.
No início do ano, centenas de agentes de leitura participaram de encontros pedagógicos. Esses profissionais têm como missão incentivar a prática da leitura entre os estudantes, ao promover atividades como rodas de leitura, clubes do livro e contação de histórias.
Foto: Divulgação/Seeduc