Prova Brasil
07.08.2015O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) lançou nesta quinta-feira, 6, a plataforma digital Devolutivas Pedagógicas. A plataforma apresenta os
resultados da Prova Brasil, principal avaliação em larga escala da educação
básica realizada no país, de forma comparativa e simplificada. A iniciativa
inédita apresenta aos professores e gestores escolares a explicação pedagógica
dos resultados numéricos das avaliações, permitindo uma interpretação do nível
de proficiência dos alunos em língua portuguesa e matemática, além de ajudá-los
a entender como ocorre a pontuação desses componentes curriculares.
A ferramenta explica detalhadamente como os itens da avaliação educacional aferem os conhecimentos adquiridos pelo aluno. Na plataforma, as questões da Prova Brasil estão acompanhadas de comentários pedagógicos e permite que os professores avaliem quais habilidades e competências precisam ser exploradas no processo de aprendizado dos alunos. Além de explicar a metodologia das avaliações e os níveis de proficiência dos estudantes, a plataforma possibilita a comparação dos resultados da Prova Brasil entre escolas e localidades.
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, defendeu que a avaliação educacional não pode terminar em si mesma, mas precisa gerar uma reflexão sobre os processos pedagógicos. “Nós temos um desafio de difundir ao máximo possível o conhecimento relativo às ações necessárias à melhoria da educação”, disse. Para o ministro, gestores e professores, diante de um indicador, precisam ir além dos números. “Não fazer apenas diagnósticos, mas, também, pensar como atuar para melhorar a escola”, concluiu.
O presidente do Inep, Chico Soares, lembrou a importância da devolução aos professores dos resultados gerados pelas avaliações. “As avaliações precisam terminar com os professores entendendo por que seus alunos receberam determinada pontuação como resultado de uma prova”, explicou. “A realidade é mais complexa que os números”.
O secretário de Educação do Distrito Federal Júlio Gregório, que representou o Consed na cerimônia, falou sobre a evolução das avaliações ao longo da trajetória profissional dentro da escola. “As avaliações chegavam e não possuíam uma sinergia entre o chão da escola e os gestores que a idealizaram. Hoje, uma ferramenta como esta nova plataforma “é de uma grandeza pedagógica”
O secretário destacou que o próximo passo é o esforço de articulação para “que professores adotem a ferramenta como instrumento de análise e planejamento”. Ele acredita que a ferramenta também contribuirá com a formação de professores que poderão utilizar a plataforma “como um instrumento de consulta dos caminhos pedagógicos daquilo que o educador quer aplicar no aprendizado”.
Para o professor José Alves Oliveira, da secretaria de Educação do Distrito Federal, que participou do projeto piloto realizado na cidade do Gama, a plataforma Devolutivas Pedagógicas possibilita ao docente acesso pleno aos índices gerados nas avaliações externas. “Políticas como essa podem e devem ser exploradas pelos professores para garantir os direitos de aprendizagem real de nossos estudantes”, afirmou.
Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes também o presidente da Abave, Ruben Klein, a diretora administrativo-financeira do TPE, Maria Lucia Meirelles Reis, e o gerente de Conteúdo do movimento, Ricardo Falzetta, que fez a apresentação das funcionalidades da plataforma.
A Plataforma Devolutivas Pedagógicas – Foi desenvolvida em uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixieira (Inep), o movimento Todos Pela Educação e a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), com apoio da Fundação Lemann, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA.
Por meio do Devolutivas Pedagógicas, professores e gestores passarão a ter acesso a itens da Prova Brasil/Saeb acompanhados de comentários pedagógicos e das respectivas estatísticas de aplicação, tornando o resultado da avaliação mais relevante para a escola.
Acesse: http://devolutivas.inep.gov.br/
Prova Brasil – A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também denominada Prova Brasil, é uma avaliação censitária envolvendo os alunos da quarta série (quinto ano) e oitava série (nono ano) do ensino fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino ministrado em escolas públicas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados apresentados por escola e por ente federativo.
A Prova Brasil integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e tem como principal objetivo avaliar a educação básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas. Além disso, procura oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
com informações do Inep/MEC/TPE