Novas tecnologias para alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental fazem a diferença nas escolas públicas de Sergipe

Sergipe

22.11.2023

Promover a inclusão digital na educação é contribuir para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Estar incluído digitalmente é essencial para qualquer indivíduo e, no ambiente escolar, não poderia ser diferente, especialmente quando se trata de alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental. Escolas da Rede Estadual de Sergipe proporcionam aos seus estudantes o projeto ‘Maleta Digital’, uma parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), com o Instituto Paramitas, a Fundação Telefônica Vivo, a fundação bancária espanhola ‘La Caixa’ e com o Programa ProFuturo.

O objetivo é fornecer recursos tecnológicos e educacionais para as comunidades escolares, permitindo que as crianças adquiram competências digitais essenciais em escolas estaduais localizadas na capital e no interior. Um dos exemplos do uso das tecnologias para amplificar a alfabetização ocorre na Escola Estadual São Cristóvão, em Aracaju, que utiliza a Maleta Digital. A ação busca aumentar a emancipação digital e capacitar alunos e professores na utilização da tecnologia de maneira produtiva.

A diretora da unidade escolar, Débora Evangelista, destaca que as tecnologias implantadas nas escolas são bem orientadas e fazem parte do Currículo de Sergipe, do projeto político pedagógico e demais projetos dentro da escola. “As tecnologias nas escolas, especialmente aquelas voltadas para anos iniciais e alfabetização, tornam o aprendizado mais interativo, lúdico e atrativo para as crianças. O uso de tablets, computadores e da ‘Maleta Digital’ torna tudo mais divertido, e a alfabetização acontece na idade certa”, citou a diretora.

O pequeno Davi, aluno da Escola Estadual São Cristóvão, ao lado de toda turminha e orientado pela professora Rejane, adora as aulas no laboratório de informática. Para ele, é possível aprender e se divertir. “Eu já sei ler as palavras que aparecem no tablet e gosto de colorir também”, contou.

No contexto educacional das escolas públicas em Sergipe, a Escola Estadual José Augusto Ferraz também é integrante do ‘Maleta Digital’. A diretora da instituição de ensino, Terezinha Sobral, ressalta a importância crucial da integração da tecnologia no processo de alfabetização. Ela enfatiza o papel transformador da maleta digital como uma ferramenta valiosa, que proporciona aos professores novas abordagens pedagógicas e estimula a curiosidade dos alunos. “Acaba sendo um ponto estratégico, já que faz parte do dia a dia das crianças, dando momentos de aulas mais atrativas, deixando-os mais entusiasmados pela curiosidade e adquirindo também o gosto pela aprendizagem”, ressaltou.

“Na Seduc,  a inclusão digital é prioridade. Laboratórios de informática, acesso à internet, disponibilização de equipamentos e as tecnologias estão inseridos no dia a dia dos nossos estudantes e permitem aos professores aplicar de forma eficiente. O mundo digital é importante quando ele cumpre o seu papel na educação dos nossos estudantes e permite que eles tenham acesso às tecnologias que abrem as portas para o mundo e que resultam em bons resultados no aprendizado”, afirmou o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.

Alfabetizar pra Valer

O Programa Alfabetizar pra Valer é uma iniciativa do Governo de Sergipe, em Regime de Colaboração com os municípios, que tem transformado a educação sergipana. É uma política de Estado com foco na alfabetização na idade certa até os sete anos de idade e visa garantir avanços do atendimento escolar aos estudantes por meio de compartilhamento de estratégias e recursos que contribuam para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita e, consequentemente, permitam a progressão escolar, prevenindo o abandono, a evasão e a distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização.

De acordo com a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Andrea Alves, todos os municípios sergipanos aderiram ao Programa Alfabetizar pra Valer e, assim, todas as escolas públicas que ofertam as turmas do último ano da educação infantil e turmas de 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental.

“Com a pandemia da covid-19, o programa foi expandido para incluir estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, que enfrentaram desafios de aprendizagem devido às medidas restritivas. A Lei nº. 8.872, de 23 de julho de 2021, proporcionou ações de recomposição e desenvolvimento das aprendizagens essenciais, adaptando o percurso formativo de acordo com as habilidades estabelecidas pelo Currículo de Sergipe”, afirmou Alves.

“O Governo, por meio da Seduc, percebeu a importância desse atendimento e viu a necessidade de continuidade, e pretende concretizar a proposta de manutenção do 3° ano no programa”, complementou.

Uma estratégia determinante para o sucesso do Programa é a formação continuada dos profissionais envolvidos, distribuição de material didático complementar para todos os alunos e professores, além do acompanhamento pedagógico contínuo, ao valorizar os saberes docentes e promovendo reflexões que levem a práticas efetivas de alfabetização, utilizando-se da tecnologia a seu favor. O Estado conta, atualmente, com 390 bolsistas distribuídos em todo o território para acompanhar os avanços do programa nos municípios.

“O Programa ‘Alfabetizar pra Valer’ vem conseguindo avançar nas políticas públicas de alfabetização. A colaboração entre Estado, municípios, órgãos de controle, entidades e todas as comunidades escolares produz resultados eficientes na alfabetização de crianças. O ‘Alfabetizar pra Valer’ é um exemplo disso. É por meio dele que o Regime de Colaboração fortalece Sergipe. Todos os 75 municípios integram o programa, e nossa equipe técnica está empenhada para que os indicadores cresçam e, especialmente, nossas crianças sejam alfabetizadas e estejam na escola. Conseguimos manter o avanço e reafirmamos o compromisso de continuar com essa política integrativa e em regime colaborativo fundamental. Todas as grandes políticas precisam de regime de integração”, pontuou o secretário Zezinho Sobral.