Novembro azul: servidores da educação ganham manhã de cuidados para a saúde masculina

Alagoas

27.11.2023

Novembro está chegando ao fim, mas os cuidados com a saúde não podem parar. Sobretudo no mês da conscientização para o câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte entre as neoplasias malignas que acometem os homens. Pensando nessa prevenção, servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tiveram, nesta sexta-feira (24), uma manhã de cuidados, com oferta de exames, e uma palestra sobre o tema. O encontro ocorreu no Centro de Formação Professor Ib Gatto Falcão, no Cepa.

Servidores dos mais diversos setores da Seduc estiveram presentes. Eles passaram por uma triagem, feita por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que estavam sob a monitoria do professor Juraci Lima, especialista em medicina do trabalho.

Juraci Lima lembra que, entre os homens, é preciso também ser criada a cultura de um melhor autocuidado: fazer exames de rotina e ser acompanhado por profissionais de saúde, como o urologista, de maneira mais regular.

 

“Essa é uma grande dificuldade, entre os homens. Não temos esse costume de priorizar a saúde. E ações como essa, promovida pela Seduc, valorizando os servidores, ajuda a reforçar essa ideia. Estímulos como esse são tão importantes como o cuidado em si, sobretudo no Novembro Azul, uma campanha tão significativa”, reforçou o médico do trabalho, que também ministrou uma palestra sobre a importância da prevenção masculina.

 

“Freio de arrumação”

 

Durante a triagem, o motorista de ônibus escolar Nilton Diamante, descobriu que estava com a pressão alta. Além disso, também foi detectado sobrepeso. Ambos são considerados fatores que podem trazer riscos à saúde. Depois da conversa com os alunos, ele afirmou que vai “se cuidar mais”.

 

“A gente vive numa correria muito grande, e acaba não organizando nosso tempo pra saber como estamos de saúde. Então, ações assim da secretaria, são sempre muito bem vindas, pra gente dar uma freada, arrumar as coisas. Inclusive, não sabia que minha pressão estava alta. Preciso me cuidar”, afirmou.

 

 

Câncer de próstata

 

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. 

Henrique Pereira /Ascom Seduc  Fotos: Thiago Ataíde/Ascom Seduc