Novo Ensino Médio em Tempo Integral é tema do primeiro módulo formativo para professores e gestores

Sergipe

04.02.2022

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo de Educação em Tempo Integral (Ngeti), realizou nesta quarta-feira, 2, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, a abertura do primeiro módulo formativo direcionado aos professores selecionados e gestores do Programa Escola Educa Mais dos anos de 2017 a 2019, com o tema “Concepções do Novo Ensino Médio em Tempo Integral”. A programação segue no período da tarde com as oficinas em metodologias de êxito, cujas atividades vão ocorrer até a próxima sexta-feira, 4.

Com a implementação do Novo Ensino Médio, a Seduc tem intensificado as ações de fomento às equipes no que diz respeito às mudanças na matriz curricular e demais recomendações desse modelo que começa a valer a partir deste ano letivo de 2022 para as primeiras séries do ensino médio. É nesse sentido que os professores e gestores escolares das 72 escolas de ensino médio em tempo integral passarão por uma extensa agenda formativa sobre princípios educativos, eixos formativos e protagonismo juvenil, assuntos específicos como projeto de vida, protagonismo, estudo orientado, eletivas livres, tutoriais e eletivas de pré-aprofundamento, e oficinas de estrutura e rotinas em Tecnologia de Gestão Educacional (TGE).

O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, destacou que o momento é de uniformidade e fortalecimento das ações integradas. “O ensino médio em tempo integral é uma modalidade consolidada no estado. A gente tem uma situação em nível nacional bastante positiva em relação à matrícula, na qual conseguimos atingir as metas do Plano Nacional de Educação. Além de todo aquele trabalho que vem sendo consolidado dentro da escola, o aluno passa mais tempo estudando e ele tem a perspectiva de não só fazer o que a escola convencional oferece, mas também com reforço de ter atividades extraordinárias que interessem a esses estudantes. Com o Novo Ensino Médio isso deve ser ampliado”.

Para a coordenadora geral do Ngeti, professora Emanoela Ramos, as formações têm como principal objetivo “empoderar os educadores com relação às novas metodologias, novas organizações do Novo Ensino Médio, e fazer com que essas experiências sejam bem aceitas nas escolas e bem executadas pelos professores. Queremos deixá-los seguros e empoderados do que vem por aí. Com o Novo Ensino Médio teremos propostas mais flexíveis, uma autonomia maior dos estudantes e também a oportunidade de escolha muito maior, e é preciso que nossas equipes estejam preparadas para oferecer o melhor aos estudantes sergipanos”, declarou ela.

Equipes engajadas

O primeiro dia de formação foi marcado pelo engajamento e significativa participação das equipes escolares. O professor Adelino dos Santos Filho, que leciona Física no Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa, em Aracaju, afirmou que o evento proporcionará um maior entendimento sobre as mudanças do Novo Ensino Médio. “Esse debate é importante porque vai nos dar perspectiva de como está sendo implementado, de como deverá ser executado dentro da nossa realidade; por esta razão é necessário esse diálogo para otimizar o processo de transição”.

A coordenadora administrativo-financeira do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, professora Giselle Arcoverde, vê essa transição como um momento histórico, “um momento de mudança de paradigma e de pensamento em relação ao ensino médio. Estar aqui juntamente com os meus colegas é importante justamente para entender essa dinâmica que vai acontecer e que está chegando às escolas. Essa junção para a gente, de certa maneira, será mais confortável porque têm muitas dinâmicas do Novo Ensino Médio que já vínhamos colocando em prática no Ensino Médio em Tempo Integral, como o projeto de vida, eletivas, que vêm a ser os itinerários”, lembrou.

Para a diretora do Centro de Excelência Santos Dumont, em Aracaju, professora Jeane Carla Góes, os ciclos formativos são essenciais. “Além de estarmos passando por esse processo de atualização e qualificação das nossas equipes, a gente também socializa experiências exitosas”, disse ela, destacando que esse é um dos diferenciais do Integral. “O que é bom precisa ser compartilhado, e essas formações resgatam também a discussão na área a que a gente sempre dá mais atenção, falando muito sobre o modelo do integral que é um programa belíssimo, que trouxe para o nosso estado uma nova dinâmica na educação e que tem agradado bastante os nossos jovens”.

Formação contínua

Nesta quinta-feira, 3, as equipes dão continuidade às atividades das oficinas, além do trabalho pedagógico integrado, englobando a gestão de áreas de conhecimento, e salas temáticas sobre rotinas de gestão e liderança servidora. O último dia de formação será a sexta-feira, 4, com ações voltadas para as metodologias ativas, ambientes de aprendizagem, pesquisas escolares, avaliação, plano de ação e indicadores de gestão.

O segundo módulo formativo vai acontecer no período de 7 a 11 de fevereiro, cujo público-alvo serão os professores e gestores selecionados do Programa Escola Educa Mais dos anos de 2020 a 2022, além dos professores não selecionados e contratados, que irão atuar nas escolas de EMI em 2022, cujas atividades terão início no Teatro Atheneu e seguem no Arcus Hotel Aracaju.

Na segunda-feira, 7, o dia será iniciado com as palestras intitulada ‘A história com um pouco de nós’ e ‘Concepções do Novo Ensino Médio em Tempo Integral’. Outro momento será reservado para tratar dos princípios educativos, eixos formativos e protagonismo juvenil. Já na terça-feira, 8, e quarta-feira, 9, as equipes irão se debruçar nas nuances das metodologias de êxitos, sobre as quais abordarão assuntos específicos como projeto de vida, protagonismo, estudo orientado, eletivas livres, tutoriais e eletivas de pré-aprofundamento. Ainda na quarta, acontecem as oficinas de estrutura e rotinas em Tecnologia de Gestão Educacional (TGE).

Direcionada ao administrativo e pedagógico, durante a agenda de trabalho da quinta-feira, 10, ocorre a palestra ‘Trabalho Pedagógico Integrado: gestão das áreas de conhecimento’. Simultaneamente, são realizadas salas temáticas de gestão de equipes e liderança servidora. Em outra ocasião, no período da tarde, as atividades terão continuidade com a palestra "Metodologias ativas, instrumentos de gestão e acompanhamento de indicadores educacionais".

O encerramento do ciclo formativo acontece na sexta-feira, 11, com ações em torno das temáticas: avaliação na perspectiva do Novo Ensino Médio em Tempo Integral, parcerias e a comunicação com a comunidade, com o Ascom Itinerante, projeto da Assessoria de Comunicação da Seduc, além de comunidades de aprendizagem e liderança juvenil. No último dia de formação também serão abordados o Plano de Ação da Seduc e os 100 primeiros dias.