Novo Ensino Médio: nova carga horária ampliará atividades para os estudantes dentro da escola

Base Nacional Comum Curricular

29.06.2021

As mudanças que serão implementadas no Novo Ensino Médio do Piauí vão além do tempo de permanência dos estudantes no chão da escola. A Carga horária, antes de 800 horas, passará a conter 1000 horas distribuídas em atividades que contemplem, indissociavelmente, a FORMAÇÃO GERAL BÁSICA e os ITINERÁRIOS FORMATIVOS. Estes serão ofertados com base na realidade de cada escola para que o estudante possa ter acesso às diversas áreas do conhecimento e à formação técnica e profissional.     


SAIBA MAIS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO AQUI


Além de garantir mais conhecimento, o Novo Ensino Médio pretende estimular o poder de escolha dos estudantes para que as redes de ensino dos estados (pública e privada) possam ofertar possibilidades de formações completas, com a capacitação dos jovens para inserção no mundo do trabalho e, consequentemente, nova visão de futuro e consciência de seus papéis na sociedade em constante transformação. 


"Essa possibilidade gera ao jovem uma sólida formação, como o que já é trabalhado em escolas de tempo integral e que possuem ensino profissional de nível médio aqui no estado do Piauí. Com o novo currículo sendo aprovado e homologado pelo Conselho Estadual de Educação, nossa rede de ensino poderá implementá-lo em todas as escolas da rede, dando a oportunidade de todos os estudantes do estado a chance dessa formação completa", explicou Elenice Nery, coordenadora de Etapas do ProBNCC-EM. 

  

A ampliação da carga horária é uma das mudanças mais significativas, além de outros aspectos relevantes alinhados ao contexto como a formação de professores, reorganização da rede, capacitação de profissionais para o suporte técnico e investimentos em novas infraestruturas, dentre outras mudanças.   


"Passamos por uma intensa ação de escrever esse Currículo para o Ensino Médio e, durante esse processo, os diversos colaboradores tiveram a sensibilidade de enxergar o futuro como algo não muito distante, pois esse novo que tanto falamos já está acontecendo. O que vamos ter é uma oficialização quando o Currículo for homologado e daremos continuidade com todos os profissionais da educação neste novo momento", disse Elenice.