Professores participam de Jornada Pedagógica

Sergipe

23.11.2021

A Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio, promovida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), chegou ao Leste Sergipano, nesta segunda-feira, 22. Durante todo este dia, na sede da Diretoria Regional de Educação 4 (DRE 4), localizada em Japaratuba, professores, gestores escolares e técnicos pedagógicos se debruçaram em assuntos como a proposta da Matriz Curricular com a Formação Geral Básica e os cinco Itinerários Formativos da modalidade de ensino. A iniciativa está passando por todas as DREs e prossegue até o dia 29 de novembro.

O objetivo da jornada é subsidiar todas as instituições educacionais da Rede Estadual de Ensino para a implantação do Novo Ensino Médio em 2022. As técnicas pedagógicas do Serviço de Ensino Médio (Semed), professoras Patrícia Morgana e Edigênia Ferreira, conduziram a ação na DRE 4. “Esses encontros têm se fundamentado no esclarecimento de informações sobre a modalidade de ensino, momento tira-dúvidas, além de socialização de experiências entre professores. Essa integração é muito importante porque todos nós somos Seduc e precisamos desse alinhamento quanto aos projetos que pautam a educação”, disse Patrícia.

No que se refere às informações sobre o Quinto Itinerário formativo, o da Formação Técnica Profissional (FTP), onde possibilita o estudante do Novo Ensino Médio fazer um curso técnico ou cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), a técnica pedagógica do Serviço de Educação Profissional (Sepro), professora Débora Fontes, também falou que o momento é de aproximação e esclarecimentos. “A gente vem conversando sobre a formação técnica profissional, que será mais uma alternativa para o estudante, como esse itinerário é consolidado dentro da matriz curricular, quais são as possibilidades de oferta e como a escola deve se estruturar. Estamos aqui para apoiar as regionais e escolas nesse momento de troca de experiências e esclarecimento de dúvidas”.

A professora Carmélia Freire de Souza, que leciona Sociologia e Filosofia no Colégio Estadual Irmã Maria Clemência, em Capela, destacou a importância do encontro. “Para todos nós o Novo Ensino Médio traz muitas expectativas, tanto para as equipes gestoras e professores quanto para alunos e seus familiares. É fundamental que entendamos a perspectiva dessa modalidade, e essa formação vem nos fundamentar sobre tudo isso, para a boa aplicabilidade em cada realidade escolar. Então, o primeiro passo será a fundamentação entre os alunos e ouvir suas escolhas e a identificação com as habilidades que eles almejam”, disse.

Outra professora que aprovou a ação da Seduc foi Geska Veridiane Silva, do Centro de Excelência Edelzio Vieira de Melo, em Capela. “Nós temos inúmeras dúvidas, principalmente sobre a implantação do Novo Ensino Médio, e esse evento traz informações que precisamos saber de quem está na Seduc, nos departamentos e Serviços, participando dessa organização e estruturação. Então, hoje é uma oportunidade que nós temos para dialogar e fazer nossas pontuações a respeito do que pensamos sobre essa mudança”.

É a segunda vez que a DRE 4 recebe a Jornada Pedagógica. “No primeiro momento foi com as escolas-piloto. E hoje estamos com as unidades que ofertam as 2.400 horas. É um evento importante para muito esclarecimento. Como a equipe da Seduc está aqui, essa ação fortalece e dá mais confiança aos nossos professores”, disse a técnica da DRE 4, Lizete Feitosa, que acompanhava a Jornada Pedagógica.

O cronograma de atividades da Jornada Pedagógica do Novo Ensino Médio segue em outras regionais. Nesta quarta-feira, 24, será na DRE 3, e na sexta, 26, chega à DRE 6. O ciclo será finalizado no dia 29, na DEA e nas DREs 2, 4 e 6.