Novo investimento em tecnologia garante segurança e agilidade à rede de ensino público do Piauí

Piaui

11.10.2022

“A pandemia mostrou a importância da tecnologia para todos nós. Se não fosse a tecnologia, não teríamos nos mantido conectados em 2020 e 2021 e muito menos teríamos avançado na educação”, disse a o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, durante a inauguração oficial do Data Center Educacional na manhã desta terça-feira, 11. Com investimentos que somam R$ 6.684.999,79, o centro de processamento de dados garante segurança, agilidade e possibilidade de expansão dos serviços da Seduc e para a toda a rede de ensino estadual.

A solenidade contou com a presença de secretários de estado, equipe técnica, a deputada ferderal, Rejane Dias, e da governadora, Regina Sousa. Com possibilidade de atender e integrar informações com outros órgãos da administração pública, a construção do Data Center teve investimento com recursos próprio do Estado. O secretário Ellen Gera explica que o Piauí vem se destacando não apenas em avanço pedagógico, mas na oferta de ensino mediado por tecnologia e produção de dados em massa.

“O estado avança seus serviços para as plataformas de serviços digitais e possui um dos maiores parques de mediação tecnológica do Brasil. É referência, inclusive, mundial onde o Banco mundial trouxe uma comitiva de Moçambique para conhecer o Canal Educação e a mediação tecnológica. Nós temos mais de 50 terabytes em ambiente virtual por meio do Canal Educação. São milhões de acessos as nossas plataformas”, explicou o secretário.

A aquisição do centro de processamento de dados impactará não apenas os mais de 200 mil estudantes da rede, mas todos os professores e servidores da Seduc. A quantidade de informação acessada diariamente foi o principal motivo para a chegada do equipamento e todos os sistemas da Secretaria poderão ser Interoperacionalizados com a ATI e demais sistemas do governo do Piauí permitindo que haja integração e redundância nas informações, ou seja, garantindo segurança para evitar perda de dados.

“O estado do Piauí tem um projeto de tecnologia que está descrito Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) que define a política para as secretarias e para o estado como um todo. As secretarias ajudaram a construir esse plano e dentre elas a Seduc. Uma das ideias que tínhamos era que os órgãos pudessem ter uma estrutura de Data Center próprio. A Sefaz já tem a UNITEC e a Seduc agora inaugura esse Data Center da Educação”, explicou o Antônio Torres, diretor da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI).

A governadora lembrou que nos últimos anos o estado vem modernizando os órgãos públicos com foco na facilidade e gestão das informações ao cidadão e aos servidores. “Podemos traçar como meta expandir esse serviço para que outras secretarias possam utilizar o Data Center para hospedar seus dados e integrar as informações com a Seduc”, disse a governadora.