Novo Pré-Enem Seduc proporcionará a preparação dos estudantes para o exame

Piaui

06.06.2023

Com o início do período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta segunda-feira (05), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem planejado uma série de revisões, por meio do programa Novo Pré-Enem Seduc, para proporcionar a preparação necessária dos estudantes para o exame, que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro.

Além da realização do Novo Pré-Enem Seduc, que percorrerá todos os municípios do estado levando revisões e preparatórios para o Enem aos estudantes, a Seduc realiza uma forte mobilização nas escolas da Rede Estadual de Educação para incentivar e auxiliar os estudantes, desde a inscrição no Enem, passando por toda a preparação e orientações para as provas.

De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Novo Pré-Enem Seduc será uma das ferramentas essenciais para a preparação dos estudantes. "As inscrições para o Enem 2023 começaram e o processo é feito de forma on-line por meio da Página do Participante, no site do INEP, até o dia 16 de junho. Vamos aumentar os simulados, as revisões, fortalecer as oficinas para os professores, o reforço escolar no contraturno e o número de avaliações para que os nossos estudantes cheguem no Enem totalmente preparados para a aprovação”, declarou o gestor.

Para realizar a inscrição no Enem 2023, o aluno deverá acessar a página de inscrição no site oficial do Inep, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), data de nascimento, endereço de residência e demais informações necessárias, além de preencher um questionário socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, exceto nos casos de isenção de taxa.

Ao realizar todo o cadastro, o estudante terá acesso completo à área do participante disponível dentro do site. Nela é possível conferir o cartão de confirmação com informações sobre: data e horário da prova, local e sala de realização, idioma estrangeiro optado pelo participante, cronograma das provas. 

A Superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, reforça que um dos objetivos da Seduc é que o Piauí continue mantendo destaque em aprovações de estudantes. “A Secretaria da Educação, através do Novo Pré-Enem Seduc, já começou a sua preparação. Os estudantes devem ficar ligados na nossa preparação, em todas as nossas estratégias de lives, de Pré-Enem, de revisões, tanto as revisões de auditório, com as transmissões do Canal Educação e todas as nossas estratégias de preparação para o Enem, para que o Piauí continue sendo um estado que se destaca em aprovação, na taxa de participação e que, portanto, coloca mais gente da educação pública dentro das universidades”, completou.

As escolas da Rede Estadual estão realizando plantões de inscrição para o Enem 2023, para apoiar os estudantes a fazer as inscrições. A meta é crescer em 20% as inscrições para o Enem 2023.