Núcleo de Mediação Escolar da Educação de Mato Grosso realiza capacitação em escola do campo

Mato Grosso

07.12.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou mais uma capacitação para os educadores e servidores da Escola Estadual do Campo ‘Santa Claudina’, no Distrito de Mimoso, Município de Santo Antônio de Leverger. O curso reuniu representantes do Núcleo de Mediação Escolar da pasta, a Diretoria Regional de Educação (DRE) polo Cuiabá e a equipe da Comissão de Ética da Secretaria (CSEDUC). A primeira fase da capacitação foi direcionada aos servidores da unidade educacional em Mimoso, ressaltando as relações éticas na escola por meio da inclusão e do acolhimento aos estudantes.

As ações de promoção da Cultura de Paz para os educadores e servidores da Escola Estadual do Campo ‘Santa Claudina’, ocorreram em 11 de novembro. Na ocasião, a comunidade escolar participou das palestras ‘Bullying e Cyberbullying: uma discussão necessária no ambiente escolar’; ‘Educando e Convivendo - Limites e disciplina sem agressividade’ e ‘Estratégias para enfrentar a violência escolar’. Professores e profissionais da educação também concluíram a capacitação que tratou sobre o ‘Papel da escola na inclusão social dos estudantes com necessidades especiais’.

Ao ser questionada sobre a importância da capacitação, a professora Absair Josiane da Silva e Silva, foi categórica ao reafirmar a necessidade de se saber agir diante dos conflitos. “Acredito que a realização dessa capacitação vai aumentar nosso conhecimento e contribuir, de forma adequada, para a qualificação dos profissionais que possam atuar auxiliando nos casos que necessitam do Núcleo de Mediação”, disse.

O diretor da escola, Anderson Evangelista de Sá, falou sobre a necessidade do treinamento, tendo em vista a pandemia da Civid-19 e como isso interferiu no convívio dos estudantes. “Essa capacitação chega em um momento muito oportuno para a nossa unidade, levando-se em consideração o ciclo pandêmico que os estudantes enfrentaram. É de suma importância esclarecer para a comunidade os seus deveres e como agir para efetuar na prática a mediação de conflitos”, ponderou.

Para a ex-aluna e agora professora, Caroline Duarte de Arruda, falar sobre a mediação escolar é desenvolver a assistência contínua nas escolas. “Hoje a realidade é totalmente diferente da minha época, quando os próprios alunos resolviam. Agora, você precisa ter mais preparo para atuar na mediação. Nessa capacitação, tratamos principalmente sobre o respeito e como isso é importante para possibilitar a parceria entre a sociedade e a comunidade’’.

Nos dias 12 e 13 de dezembro o Núcleo de Mediação da Seduc-MT, que é ligado à Secretaria Adjunta de Gestão Regional (SAGR), irá realizar na escola o ‘Círculo de Construção de Paz’ com os estudantes do período matutino e vespertino da unidade. “Com isso, fechamos de fato mais um círculo de formação”, finalizou o diretor Anderson Evangelista.