Número de inscrições para o HackaTchê Business cresce 112%

Rio Grande do Sul

06.03.2024

Com novidades na realização do projeto, o HackaTchê 2024 apresentou um crescimento de 112% nas inscrições recebidas para a categoria Business, voltada para estudantes do Ensino Médio. Desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), o hackathon (maratona de inovação) inicia dias antes do South Summit Brazil (SSB) e segue até o Gramado Summit. A iniciativa também chegou com alterações que prometem dar um novo tom à competição. Entre as novidades do ano, estão uma nova categoria (Robotics) e a reformulação de evento paralelo.

Na comparação com 2023, o HackaTchê Business, que no ano passado era a única categoria da competição, viu seu número de inscritos pular de 124 para 264 nesta edição. Quando comparado com a primeira edição, o aumento é ainda mais expressivo, de 180%. Para o HackaTchê Robotics, que acontecerá pela primeira vez e terá seu resultado anunciado no Gramado Summit, foram recebidas 104 inscrições.

As seis equipes do HackaTchê Business selecionadas para participar da etapa no Tecnopuc, em Porto Alegre, serão anunciadas na sexta-feira (8/3). Os escolhidos para o HackaTchê Robotics receberão os kits para execução do projeto no dia 15 de março.

O crescimento do engajamento e do interesse dos estudantes da rede estadual na edição 2024 do Hackatchê fez com que o número de inscritos atingisse o recorde, contabilizando os indicadores dos três anos em que a competição foi realizada. A secretária da Educação, Raquel Teixeira, reforçou a importância de valorizar os jovens com premiações e viagens internacionais que lhes permitam mostrar o seu talento e criatividade.

“Este ano nós temos uma novidade. A competição está sendo realizada em duas categorias. O HackaTchê Business é a tradicional e já conhecida, que contempla o Ensino Médio e cuja premiação máxima é uma viagem para a Espanha. A segunda categoria é o HackaTchê Robotics, que traz o brilhantismo dos alunos do final do Ensino Fundamental e os coloca no circuito de inovação e tecnologia que os mais velhos já vivenciam. Estamos muito felizes com a mobilização das nossas comunidades escolares”, destacou.

Iniciado em 2022, junto ao primeiro South Summit Brazil, o HackaTchê reúne estudantes e docentes da rede estadual para pensar soluções para problemas relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as novidades da edição 2024, está a divisão em duas categorias do projeto: o Business, que tem sua premiação no SSB, e o Robotics, que acontece na semana do Gramado Summit. No HackaTchê Business, que acontece entre 18 e 19 de março, no Tecnopuc, o projeto continua com seu modelo original, focado em soluções relativas aos ODS da ONU.

Cada escola inscrita encaminhou até cinco projetos. Após, uma equipe da Seduc definirá quais serão as seis equipes que participarão da etapa seguinte, com workshops e atividade de desenvolvimento dos projetos no Tecnopuc, além de uma imersão para o top 3 no dia 20 de março. Para o palco do The Next Big Thing (TNBT), em 21 de março, serão selecionados somente três finalistas, que apresentarão seu pitch final e serão classificados pelos jurados.

Na segunda categoria, o HackaTchê Robotics, que acontece entre 10 e 12 de abril, alunos do 6º ao 9º ano apresentarão projetos de robótica. Cada equipe é composta por no máximo três estudantes e, para se inscrever, precisaram enviar um vídeo apresentando o grupo e os projetos já desenvolvidos.

Entre os inscritos, serão selecionadas cinco equipes, que receberão kits de robótica para montagem de seus projetos até a data da competição. Os finalistas apresentarão suas criações e serão avaliados durante o Gramado Summit, em abril. Além disso, as equipes também receberão apoio para se inscrever na maior disputa de robótica do mundo, a FIRST Robotics Competition, que este ano acontece em Houston, no estado norte-americano do Texas.

Outra novidade neste ano será a reformulação da programação paralela, que agora passa a se chamar HackaTchê Talks. Durante os dois dias de desenvolvimento dos projetos do HackaTchê Business, de forma concomitante com a competição, será apresentada uma série de painéis com convidados de renome. Nesta edição, as conversas serão focadas em temas relativos à inovação e ao protagonismo e serão transmitidas ao vivo pelo YouTube.

De forma simultânea, a Seduc também realizará o HackaTchê Maker, um desafio voltado para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Serão selecionados 20 estudantes, sendo dez da rede estadual e dez da rede municipal de ensino de Porto Alegre. A atividade consistirá em desenvolver uma solução para um tema proposto. A mediação será feita por formadores mestres e embaixadores das Escolas Criativas. A solução do desafio será apresentada no palco do TNBT, no South Summit Brazil.

Edições anteriores

Em 2022, as três equipes campeãs foram: a AutomoISE (1º lugar), com solução voltada para melhorar o sistema da Secretaria da Educação (Seduc) e ajudar na otimização do trabalho de professores; a Bulas (2º lugar), com foco em ajudar pessoas idosas na leitura de bulas, além de auxiliar nas rotinas de saúde; e a Impressora 3D (3º lugar), com um projeto do equipamento construído com sucatas.

Na edição de 2023, o primeiro lugar ficou com a equipe Conexão Emocional, que desenvolveu um projeto com o objetivo de melhorar a saúde mental no ambiente escolar. O segundo colocado foi o grupo 65+, que focou na reinserção de pessoas da terceira idade no mercado de trabalho. E o grupo Meta Orgânico alcançou o terceiro lugar, com o tema da sustentabilidade ambiental e uma solução para o reuso de material orgânico.