OBMEP Inscrições abertas para 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas

Roraima

08.02.2024

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que envolve estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ao 3º ano do Ensino Médio.

A iniciativa oferece uma bolsa de R$300 aos participantes que fazem parte do programa. Neste ano a Obmep homenageia os 100 anos dos cientistas Johanna Dobereiner e César Lattes, cujas descobertas evidenciam o elevado nível de produção científica do Brasil.

“As inscrições devem ser realizadas pelas escolas no site da Obmep (www.obmep.org.br). O prazo vai até o dia 15 de março. As provas da primeira fase serão no dia 04 de junho e as da segunda fase, no dia 19 de outubro”, disse o coordenador estadual da Olimpíada, Leonilton Manoel da Cruz.

Instituições estaduais, municipais, federais e privadas podem participar do processo.

Fases da Obmep

A Obmep é dividida em duas fases. Na primeira, que ocorrerá no dia 04 de junho, os alunos enfrentarão uma prova objetiva composta por 20 questões.

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feira em 02 de agosto. Os classificados da primeira etapa realizarão a prova da 2ª fase em 19 de outubro, composta por seis questões discursivas.

As provas são adaptadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno. Os nomes dos premiados serão anunciados no dia 20 de dezembro.

Jornalista: Layse Menezes

Foto: Ascom/Seed