Odontomóvel atende 185 mil estudantes e chega a mais sete municípios

Bahia

14.11.2023

O Odontomóvel, serviço do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, iniciou, na segunda-feira (13), os atendimentos nos municípios de Conceição do Jacuípe, Ubaíra, Nilo Peçanha, Cruz das Almas  e Queimadas. A partir desta terça-feira (14), o serviço está disponível na cidade de Itagi, e, nesta quinta (16), em Ituberá. A iniciativa, fruto da parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), já esteve em 516 unidades escolares de 164 municípios e o número de estudantes da rede estadual atendidos subiu para 185 mil.

O Odontomóvel oferece serviços que incluem avaliação bucal, limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos. Os atendimentos são realizados em carretas equipadas como consultórios, com capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe de atendimento. 

Em Conceição do Jacuípe, Marcela Érica Santana da Silva, 19 anos, aluna do 1° ano do curso técnico de nível médio em Administração do Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe, compartilhou sua experiência com o atendimento no Odontomóvel. "Eu fiz uma limpeza nos dentes e gostei bastante. Os profissionais foram muito gentis. Esse programa é muito importante, pois dá aos alunos a oportunidade de receber um atendimento odontológico de qualidade, que muitos não podem pagar, e cuidar da nossa saúde bucal", disse.

Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.


Confira a programação prevista.
 
- Conceição do Jacuípe - Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe – de 13 a 29/11

- Ubaíra - Colégio Estadual Balbino Muniz Barreto – de 13 a 18/11

- Nilo Peçanha - Colégio Estadual Adelaide Souza - Tempo Integral – de 13  a 15/11

- Cruz das Almas - Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II - Alberto Torres – de 13 a 18/11

- Queimadas - Centro Territorial de Educação Profissional Santa Bernadete – de 13 a 18/11

- Itagi - Colégio Estadual Professora Reni Miranda Ferreira - Tempo Integral – de 14 a 18/11

- Ituberá - Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu  – de 16 a 23/11