Odontomóvel atende estudantes da rede estadual em Quijingue, Cruz das Almas, Baixa Grande, Jaguaripe e Tanquinho

Bahia

31.10.2023

O Odontomóvel, fruto da parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde, chegou aos municípios de Quijingue, Cruz das Almas, Baixa Grande e Jaguaripe, nessa segunda-feira (30), e estará em Tanquinho a partir desta quarta-feira (1°). Nas cidades de Laje e Barra do Choça, o serviço, iniciado no dia 23, segue com o atendimento até sábado (4). A iniciativa, que faz parte do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, já esteve em 141 municípios, 413 unidades escolares e já atendeu mais de 166 mil estudantes.

A estudante Iris dos Santos Sampaio, 17 anos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Landulfo Alves de Almeida, em Cruz das Almas, foi uma das primeiras estudantes a ser atendida no consultório móvel estacionado em frente à sua escola e ressaltou a importância do serviço. "Eu acho que o odontomóvel é um serviço importantíssimo para os alunos da escola pública e essa iniciativa faz perceber que as políticas públicas estão chegando mais perto de quem precisa. Hoje eu fiz uma restauração e a limpeza dos meus dentes. Os profissionais foram excelentes e eu gostei muito do atendimento ", disse.

Todos os atendimentos são realizados em carretas equipadas como consultórios, com capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe de atendimento. O odontomóvel oferece, de forma totalmente gratuita, serviços que incluem avaliação bucal, limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos.

Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.


Confira a programação:
 
- Quijingue - Colégio Estadual de Tempo Integral Padre Francisco Gonçalves de Souza – de 30/10 a 04/11

- Barra do Choça - Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra do Choça - Tempo Integral – de 30/10 a 04/11

- Cruz Da Almas - Colégio Estadual Landulfo Alves de Almeida – de 30/10 a 04/11

- Laje - Colégio Estadual Juvenília Peixoto Sampaio – de 30/10 a 04/11

- Baixa Grande - Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet – de 30/10 a 01/11

- Jaguaripe - Colégio Estadual de Tempo Integral Aristedes Maltês – de 30/10 a 01/11

- Tanquinho - Colégio Estadual Novis Filho - Tempo Integral – de 01/11 a 04/11