Odontomóvel atende estudantes e educadores em Iramaia, Sítio do Mato e Saúde

Bahia

22.05.2023

O Odontomóvel, do Governo do Estado, está de rota nova. A partir desta segunda-feira (22), os consultórios móveis do Programa Saúde Itinerante nas Escolas iniciam os atendimentos nos municípios de Iramaia, Sítio do Mato e Saúde. A iniciativa, que  oferece serviços como avaliação bucal, restaurações, cirurgias, limpeza, tratamento de canal e exame radiológico, já passou por 34 municípios do interior, além da capital baiana, e até o fim de maio deverá chegar às cidades de Contendas do Sincorá, Tanhaçu, Bom Jesus da Lapa, Caldeirão Grande e Curaçá.

O programa, derivado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) já garantiu atendimento odontológico gratuito para mais de 35 mil estudantes da rede estadual e, somente neste mês de maio, o Odontomóvel pretende alcançar a marca de 27 mil atendimentos.

No município de Saúde, a estudante Bárbara Verônica dos Santos, 17, aluna da 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, foi uma das primeiras a receber o atendimento na unidade móvel estacionada em frente da sua escola. "Eu fiz limpeza e uma restauração de canal. O doutor Alberto, dentista que me atendeu, explicou que preciso fazer uma ótima escovação e passar o fio dental. Ele foi super educado e me tratou da melhor forma possível. Gostei muito do atendimento e acho que a presença do Odontomóvel nas escolas é algo muito necessário, pois mostra a preocupação das secretarias com os alunos", afirmou.

Os interessados em receber o atendimento deverão providenciar a apresentação de uma versão atualizada de sua carteira do SUS, juntamente com documentos de identificação, além de apresentar, caso seja menor de idade, um termo de autorização devidamente assinado pelos pais, mães ou responsáveis. Todas as intervenções são realizadas em clínicas móveis especialmente equipadas, que funcionam como consultórios, possuindo a capacidade de acomodar, simultaneamente, até dez dentistas de diferentes especialidades, além dos demais profissionais que compõem a equipe de atendimento.
Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Confira nova programação do Odontomóvel:

Iramaia - Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães - 22 a 24/5.
Atende também os alunos do Anexo - CEMIT - Chapada Diamantina - Distrito Bom Jesus.

Sítio do Mato - Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário - 22 a 27/5. 
Atende também os alunos do Anexo - Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário - Assentamento Vale Verde.

Saúde - Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro - Tempo Integral - 22 a 27/5

Contendas do Sincorá -  Colégio Estadual Doutor Luiz Edson de Gouveia - 25 a 27/5.

Tanhaçu - Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães - Tempo Integral - 29/5 a 3/6.
Atende também os alunos do Colégio Estadual Costa e Silva - Distrito Sussuarana.

Bom Jesus da Lapa - Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova -  Tempo Integral - 29/5 a 19/6.

Caldeirão Grande - Colégio Estadual Rômulo Galvão - 29/5 a 3/6.

Curaçá - Colégio Estadual Manoel Novaes - Tempo Integral - 29/5 a 10/6.
Atende também os alunos do Anexo - CEMIT - Sertão do São Francisco - Distrito de Barro Vermelho; do
Centro Territorial de Educação Profissional José Amâncio Filho; do Colégio Estadual Agrovila 8 -  Distrito Pedra Branca; do Colégio Estadual Ananias Carlos do Nascimento - Distrito Riacho de Seco.