Odontomóvel beneficia 173 mil estudantes e chega a mais sete municípios do interior

Bahia

07.11.2023

O Odontomóvel, serviço do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, desenvolvido em parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), alcançou a marca de 173 mil estudantes da rede estadual de ensino beneficiados. Desde que foi lançado, em março deste ano, o atendimento odontológico gratuito chegou a 157 municípios e 501 unidades escolares. Nesta semana, os atendimentos continuam em mais sete municípios do interior.

Na segunda-feira (6), os atendimentos foram iniciados em Aratuípe, Caetanos e Jiquiriçá. A partir desta quarta-feira (8), o serviço estará disponível no município de Cairo, e, na quinta-feira (9), em Manoel Vitorino e Anguera. Em Quijingue, a ação, que começou no dia 30 de outubro, segue até sábado (11). 

O Odontomóvel oferece, de forma totalmente gratuita, serviços que incluem avaliação bucal, limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos. Os atendimentos são realizados em carretas equipadas como consultórios, com capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe. 

Em Aratuipe, a estudante Micaelly Bispo dos Santos, 17 anos, 1° ano do cursos técnico de nível médio em Administração, do Colégio Estadual Professor Rocha Pita, compartilhou como foi a sua experiência com o atendimento. "Eu fiz uma limpeza nos dentes e achei ótimo o serviço feito pelos profissionais. Eles nos trataram super bem e nos atenderam com muita calma e paciência. Esta iniciativa do Governo do Estado é muito boa, pois nos dá a oportunidade de receber um atendimento de qualidade e cuidar da nossa saúde bucal e tudo isso dentro do nosso ambiente escolar".

Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Confira a programação da quarta semana de outubro

- Aratuípe - Colégio Estadual Professor Rocha Pita - Tempo Integral – de 06 a 07/11
- Cairu - Colégio Estadual Cândido Meireles - Tempo Integral – de 08 a 11/11
- Quijingue - Colégio Estadual São Sebastião – de 06  a 11/11
- Manoel Vitorino - Colégio Estadual Professora Almerinda Meira do Campo -  Tempo Integral – de 09 a 13/11
- Anguera - Colégio Estadual Arthur Vieira de Oliveira - Tempo Integral – de 09 a 11/11
- Caetanos - Colégio Estadual João Lopes de Oliveira - Tempo Integral – de 06 a 08/11
- Jiquiriçá - Colégio Estadual José Malta Maia - Tempo Integral – de 06 a 11/11