Odontomóvel passa por 413 escolas estaduais da Bahia e beneficia 166 mil estudantes

Bahia

27.10.2023

O Odontomóvel chega na última semana de outubro, com um alcance de 166 mil estudantes já beneficiados. A iniciativa, fruto da parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), por meio do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, já alcançou 413 unidades escolares e passou por 140 municípios, além da capital baiana. Nesta semana, estão sendo atendidos, gratuitamente, estudantes das escolas estaduais de Barra do Choça, Santa Bárbara, Laje, Mansidão, São Felipe e Monte Santo.

O Odontomóvel oferece, de forma totalmente gratuita, avaliação bucal, limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos, entre outros. Todos os serviços são realizados em carretas equipadas como consultórios, com capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe de atendimento.

A estudante Quesia Oliveira Camêlo, 16, 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Maria Helena Oliveira, em Mansidão, destacou a experiência positiva que teve no consultório móvel, estacionado em frente à sua escola. "Os profissionais realizaram uma limpeza nos meus dentes e fizeram um ótimo trabalho, além de passarem uma energia muito boa com as brincadeiras e as risadas. Eu acho muito importante e louvável essa iniciativa de trazer serviços odontológicos gratuitos para os estudantes da rede estadual, pois garantem a nossa saúde bucal e impactam positivamente o nosso desempenho escolar", disse.

Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Confira a programação da quarta semana de outubro:

 - Monte Santo - Colégio Estadual do Campo de Pedra Vermelha - Povoado de Pedra Vermelha – de 23 a 28 de outubro
- Barra do Choça - Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra do Choça - Tempo Integral – de 23 a 31 de outubro
- Santa Bárbara - Colégio Estadual São José – Tempo Integral – de 23 a 26 de outubro
- Laje - Colégio Estadual Ruy José de Almeida – de 23 a 28 de outubro
- Mansidão - Colégio Estadual Professora Maria Helena Oliveira – de 23 a 28 de outubro
- São Felipe - Colégio Estadual São Felipe – de 23 a 28 de outubro.