Jogos Internos da Escola Estadual Alziro Lopes são realizados em Guia lopes da Laguna  

Mato Grosso do Sul

07.05.2024

A Escola Estadual Alziro Lopes, localizada em Guia Lopes da Laguna, realizou no dia 24 de abril a cerimônia de abertura dos 1º Jogos Internos, batizados de OLIALPES - Jogos Internos da unidade escolar.

Sob a coordenação do professor Osmar Ferreira e em parceria com o diretor adjunto Raphael Felix, a iniciativa contou com o apoio dos servidores Rubert Bernardo e Rebert Bernardo e da equipe de professores de Educação Física, com o intuito principal de fomentar a participação dos estudantes em atividades esportivas, promovendo a integração social e cidadania, além de revelar novos talentos.

Para promover o aprendizado e a participação ativa dos estudantes, o projeto OLIALPES estabelece como principal requisito a participação apenas dos alunos que atingiram a média de notas, tanto para competir como atletas quanto para apoiar as equipes. Aqueles que estão em recuperação participam das atividades do RAV (Recuperar para Avançar) para melhorar suas notas.

A diretora Célia Garcete Barbosa e o diretor adjunto Raphael da Cunha Félix receberam convidados, a supervisora de Gestão Escolar da CRE7 Telma Barreto da Cunha, e representantes do poder público municipal, como o prefeito Jair Scapini, o vice-prefeito Ademar Barros, a secretária Municipal de Educação Fátima de Deus, e o diretor municipal de Esportes Dionas Martins.

Também prestigiaram o evento a diretora da Escola Municipal Basílio Barbosa, Tereza Garcete Soares, o presidente da APM Edymar Rocha Viedes e a presidente do Colegiado Escolar Sueli Sampaio Lima. Além disso, a presença de funcionários, professores, pais e estudantes abrilhantou ainda mais o momento.

OLIALPES

Após a solene entrada das bandeiras e das delegações, o juramento dos atletas foi proferido pela estudante do 9º ano A, Débora Colle Antonello, seguido por todos os demais participantes, “Prometo que tomaremos parte nestes jogos estudantis como participantes leais, respeitando e cumprindo as regras e regulamentos que regem o espírito esportivo, respeitando os adversários e companheiros de equipe, a organização e dirigentes. Pelos jogos, eu juro!”, mencionou Débora.

A cerimônia ganhou ainda mais brilho com a entrada da Tocha, conduzida pela estudante do 8º ano Ana Carolina Félix Coimbra, e o acendimento da Pira Olímpica. A apresentação da Banda Marcial Alziro Lopes, sob a regência do Maestro Nilson Almiro Marques e a performance do Grupo de Capoeira Quilombo, com destaque para o mestre Marcos, conhecido como Mestre Viola, da cidade de Nioaque, e o professor Willian José.

Jogos programados

Os jogos estão programados para ocorrerem a cada final de bimestre. Para este primeiro bimestre, aconteceram nos dias 25 e 26 de abril, com disputas acirradas em categorias como Futsal, Queimada, X1, Cabo de Guerra, Tênis de Mesa, Dama e Trinca.

 

“Na direção escolar reconhecemos a importância do esporte na vida dos nossos estudantes. Encorajamos ativamente a participação deles em atividades esportivas, pois sabemos que através do esporte podemos ajudá-los a crescer não apenas como estudantes e atletas, mas também como indivíduos completos e preparados para os desafios da vida”, destaca o diretor adjunto Raphael Félix.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar