Olimpíada de Ciências da Natureza é lançada para estimular o protagonismo dos alunos em escolas do Sul Sergipano

Sergipe

13.04.2022

Foi lançada nesta quinta-feira, 7, a primeira edição da Olimpíada de Ciências da Natureza da Diretoria Regional de Educação 1 (OCN/DRE 1), cuja proposta foi contemplada no edital n° 07/2021 de apoio à realização de Olimpíadas Científicas, desenvolvido por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec). As inscrições para a OCN já estão abertas e devem ser feitas até o dia 10 de maio, por meio do link disponibilizado no Instagram @ocn.dre.01. Podem participar estudantes do 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio de escolas da rede pública do Sul sergipano. O evento aconteceu no auditório do Campus da Unit de Estância.

Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o lançamento da OCN significa a consolidação de uma atividade que vem sendo empreendida por professores antes mesmo de a rede estadual conseguir disponibilizar apoio institucional por meio da Fapitec, agora efetivado com a Lei do programa Pesquisa na Escola, recentemente aprovada na Alese. “Esse apoio expressa a necessidade de fomentar altas expectativas em relação aos nossos alunos. Uma das grandes dificuldades do ensino público é quanto nós temos baixa expectativa em relação às nossas escolas, como se tivéssemos jogado a toalha. É necessário fazer muito mais. É necessário que a escola ofereça mais, exija mais e demande mais. Para isso, ela também tem que persuadir a comunidade de que ela é imprescindível para a construção de uma sociedade democrática, justa e que fomente a autonomia em cada um dos cidadãos”. 

O diretor da DRE 1, professor Franz Russemberg, destacou que a OCN integrará todas as redes de ensino do Sul sergipano, fortalecendo ainda mais o regime de colaboração com os municípios. “Estamos muito felizes em receber nossos alunos, professores e diretores de escolas estaduais e municipais, todos unidos em prol das Olimpíadas de Ciências da Natureza. A gente tem usado insistentemente uma palavra que não sai do nosso vocabulário: protagonismo. Temos a ideia e concepção de que o aluno tem voz, tem presença e ele pode escolher a escola de referência e aquilo que ele busca para sua vida. Aqui é um ato simbólico que representa o que temos pregado na Secretaria, um momento ímpar para a gente perceber que não existem mais rede municipal e rede estadual, existe uma rede pública de ensino do estado de Sergipe onde todos olham para os mesmos indicadores, os mesmos objetivos e, às vezes, as mesmas ações”.

A professora Darcylaine Vieira Martins, do Colégio Estadual Dr. Garcia Filho, em Umbaúba, que coordena a OCN com a professora Márcia Beatriz Oliveira, do Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, em Itabaianinha, falou como surgiu a iniciativa. “Nossos alunos sempre foram muito envolvidos em olimpíadas de conhecimento. Com a pandemia e adaptação das atividades online, eles perderam um pouco o entusiasmo. A partir daí, eu e Márcia resolvemos trazer esse entusiasmo de volta, fazendo com que eles participem da nossa própria olimpíada, voltada para a realidade do nosso aluno, totalmente presencial e com a expectativa de alcançar o maior número possível de estudantes”, salientou, informando que os alunos e professores destaque nesta edição serão premiados.

Estímulo e integração

A OCN tem por objetivos envolver estudantes e professores na participação de uma atividade que estimule a curiosidade e o desafio do conhecimento, sempre relacionado a ciências e sua importância em nossas vidas; permitir aos estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico e em uma competição; identificar estudantes talentosos e incentivar o ingresso nas área científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; proporcionar desafios visando ao aprimoramento de suas formações; além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A aluna Ashley Vitória Andrade, do Centro de Excelência Senador Walter Franco, localizado em Estância, falou que participar da ONC será um impulso na sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Achei essa iniciativa extremamente importante para incentivar os alunos a estudarem melhor e serem recompensados por isso, dar um up nos nossos estudos, e finalmente para os alunos da rede pública serem mais inseridos nesses meio, tornando cada vez mais notórias a nossa evolução e aprendizagem nesse processo de estudo, avaliação e premiação que nos será dada”, disse a jovem do 3º do ensino médio.

Para a professora Danielle Virginie, chefe do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, setor vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seades), que tem acompanhado a execução dos editais do programa Pesquisa na Escola, o momento é de celebrar mais um projeto exitoso desenvolvido na escola pública. “Nós estamos extremamente felizes com o sucesso e o empenho das professoras Darcylaine e Márcia. O trabalho delas vem gerando resultados extremamente positivos na formação dos estudantes, e a gente tem acompanhando uma grande evolução no desempenho desses alunos em diversas competições científicas”, disse ela, enaltecendo o trabalhos de outros professores da rede pública “que vêm coordenando projetos científicos, culturais e de empreendedorismo de diferentes eixos em suas escolas”. 

O secretário de Educação de Indiaroba, Ginaldo Custódia Lessa, também destacou o fortalecimento do regime de colaboração entre os municípios e o estado, parceria que tem possibilitado importantes avanços para a educação. “Essa olimpíada dará mais subsídio aos nossos educandos, principalmente para a iniciação científica. Assim, traremos muito mais resultados educacionais para a vida desses estudantes”, finalizou.