Orquestra de Metais e Percussão da SEE participa de abertura de Encontro Internacional

Paraíba

19.07.2016

A Orquestra de Metais e Percussão da Secretaria de Estado de Educação (OMPEPB) participou nesta segunda-feira (18) da abertura do II Encontro Internacional de Trompetes Ubirani. O evento, que acontece até esta quinta-feira (21), contou com a presença da secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, que destacou a importância da participação dos professores de música da rede estadual no evento internacional.

“A abertura do evento foi excepcional! Trata-se de uma oportunidade para os participantes da nossa orquestra mostrarem sua experiência como músicos e compartilharem conhecimentos com os profissionais de outros Estados e países, revelando como o projeto do ensino de música está consolidado na rede estadual de ensino”, explicou a secretária.

Após a participação na abertura, os professores de música das bandas marciais escolares da rede estadual de ensino participam do evento como formação. Divididos em grupos, os professores participam de aulas e cursos que acontecem durante todo o dia e de um concerto de encerramento no final de cada dia. “A participação dos professores de música nesta formação é de extrema importância, pois o curso preparará os educadores para atuarem de forma mais adequada e objetiva, aprimorando seus conhecimentos”, destacou o gerente das bandas marciais escolares, Júlio César Ruffo.

Dois músicos americanos de renome internacional estão participando do evento e também da formação dos professores de música das bandas marciais escolares da rede estadual. Alan Siebert e Charles Schlueter. Alan Siebert é professor de trompete no Colégio-Conservatório de Música da Universidade de Cincinnati e Charles Schlueter ministra masterclasses e recitais em vários países.

A Orquestra de Metais e Percussão da Secretaria de Estado de Educação foi fundada em novembro de 2013, tendo como principal objetivo ser o referencial para as bandas marciais escolares. É constituída por professores de música das bandas. A OMPEPB tem como maestro o professor Widmark Valgnes Valério Galvão e possui na sua composição os seguintes instrumentos: trompetes, trompas de harmonia, bombardinos, trombones, tubas e percussão. Atualmente, o Estado da Paraíba possui 100 bandas marciais, atendendo a 6.850 estudantes. Até o fim deste ano, a meta do Governo do Estado é implantar mais 50 grupos desse tipo.

http://paraiba.pb.gov.br/orquestra-de-metais-e-percussao-da-see-participa-de-abertura-de-encontro-internacional-de-trompetes/