Pernambuco
27.06.2025A Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte realizou, nesta quinta-feira (26), a abertura de mais uma edição da Mostra de Robótica Educacional – Ôxe Maker, iniciativa que reforça o compromisso com a inovação pedagógica nas escolas jurisdicionadas à GRE. Voltada ao fortalecimento do ensino de robótica e da cultura maker, a mostra valoriza metodologias ativas e incentiva o protagonismo estudantil no processo de ensino-aprendizagem. A programação segue até está sexta-feira (27), na Escola Técnica Estadual (ETE) José de Alencar Gomes da Silva, em Paulista, com a participação de mais de 70 escolas e cerca de dois mil estudantes.
O evento busca ser um espaço de encontro entre inovação tecnológica, criatividade e educação, reunindo experiências de escolas que desenvolvem eletivas e projetos de robótica alinhados à cultura maker. Com uma programação dinâmica e diversificada, o público poderá participar de palestras sobre temas atuais da robótica, além de prestigiar atividades como concurso de cosplay, desafio de K-pop, batalhas de robôs e a exposição de projetos exitosos de robótica e cultura maker.
“A Ôxe Maker é um grande evento que celebra o protagonismo juvenil por meio da educação e da tecnologia. A iniciativa está em plena realização, reunindo jovens criadores, ideias inovadoras e experiências transformadoras”, destacou o gestor da GRE Metro Norte, Wanderson Oliveira.
Um dos grandes destaques de 2025 será a realização de um hackathon de robótica, que convida os estudantes a vivenciarem uma maratona colaborativa de inovação e resolução de problemas. A atividade tem como proposta estimular a criação de soluções tecnológicas criativas e viáveis, alinhadas ao tema do ano letivo: “Vidas, Escolas e Comunidades: Educar para a Promoção da Justiça Socioambiental”. Por meio de projetos maker, os participantes serão desafiados a investigar questões reais de seus territórios, refletindo sobre desigualdades sociais, impactos ambientais e possibilidades de transformação local.
A estudante Mariana Matos, da ETE José de Alencar Gomes da Silva, contou que o evento despertou seu interesse pelo universo da tecnologia. “A cada montagem de robôs e descoberta nesse novo mundo, meu interesse só aumentava. Hoje, graças a essa experiência, já penso em seguir carreira na área. O evento foi fundamental para me ajudar a escolher minha futura profissão”, salientou.
Já o estudante Gabriel Lucas, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Augusto Alberto de Morais Pradines, destacou a importância da Ôxe Maker. “Aqui a gente aprende, se diverte, pratica e também ensina. Desenvolvi um interesse que antes não tinha. Aprendi a montar e a ensinar e o mais legal foi o trabalho em equipe para perceber que a gente precisa da ajuda do outro. Como tenho o desejo de ser professor, essa mostra tem sido incrível. Poder repassar o que aprendi para outras pessoas é algo muito gratificante para mim”, ponderou.
Olimpíada Brasileira de Robótica
Consolidada e de grande relevância nacional, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) movimenta o estado de Pernambuco há mais de dez anos, reunindo estudantes de diversas cidades e escolas em uma verdadeira celebração do conhecimento. O evento conta, atualmente, com a participação de mais de 1 mil competidores e atrai um público circulante de aproximadamente 10 mil pessoas, entre familiares, educadores, patrocinadores e visitantes.
Neste ano, o evento também está sendo palco da Fase Regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, recebendo equipes de escolas de diversos municípios de Pernambuco. A inclusão da OBR como parte da mostra representa um importante avanço na consolidação de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de robótica, oferecendo aos estudantes da rede pública a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em desafios reais e de nível nacional.