"Palavras que Movem a Floresta" leva a valorização da literatura amazonense a alunos de escola estadual

Amazonas

26.09.2023

Em busca da valorização do cidadão amazônida, as atividades da 6ª Mostra Literária da Escola Estadual (EE) Professora Alice Salerno Gomes de Lima, localizada na zona centro-sul de Manaus, aconteceram até o final do mês de setembro. Com o tema “Palavras que Movem a Floresta”, a iniciativa, que teve a primeira versão em 2016, mobiliza atualmente mais de 750 estudantes, na unidade de ensino, com apresentações musicais, teatrais e literárias.

A dinâmica de organização da 6ª Mostra Literária propôs a leitura de obras e autores amazonenses para todas as turmas de Ensino Médio da escola. Entre os temáticas exploradas, estão: “Lendas Urbanas”, “Vozes Indígenas”, “Protagonismo Feminino”, Preservação e Sustentabilidade”, “Crítica e Resistência”, “Poética dos Rios”, “Mitos Amazônicos”, “Literatura Infanto-juvenil” e “Contos Amazônicos”. Cada turma ficou responsável pela apresentação de um destes tópicos.

"A gente buscou esse tema como uma forma de observar e valorizar a identidade do amazônida, da literatura produzida aqui, que retrata nossa realidade. Nós temos muitos bons autores na nossa terra, que precisam ser conhecidos pelos alunos. Eles precisam sair do Ensino Médio com essa bagagem", enfatizou a professora idealizadora da Mostra Literária, Rosa Maria Araújo.

No total, foram nove obras abordadas pelos estudantes, de nove autores distintos. Entre as literaturas, estão “O Navio e Outras Estórias”, de Erasmo Linhares; “A Cidade Perdida dos Meninos-Peixes”, de Zemaria Pinto; “A Caligrafia de Deus”, de Márcio Souza; “Malária e Outras Canções Malignas”, de Aldísio Filgueiras; “Histórias do Rio Negro”, de Vera do Val; “O Lugar do Saber Ancestral”, de Márcia Kambeba; “Os Deuses”, de Almir Diniz; “Amazonas, Pátria da Água”, de Thiago de Mello e “Pequenas Conquistas Perdidas”, de Dori Carvalho.

A última obra, de Dori Carvalho, foi a leitura designada à turma da estudante Giovanna Darc, de 17 anos, da 2ª série, do Ensino Médio. 

"As crônicas nos mostram, por meio da escrita, muitas coisas que acontecem no nosso dia a dia e que banalizamos. Nos textos, pude refletir sobre a história do Amazonas, sobre intolerância religiosa, sobre preservação do meio ambiente, desigualdade social. Foi uma leitura importante para mim”, ressaltou. 

Presenças especiais 

Durante a solenidade de abertura do evento literário, esteve presente o escritor Dori Carvalho, autor, além do livro já citado, de obras como “Desencontro das Águas” (2018) e “Paixão e Fúria” (2004). O cronista não conseguiu segurar a emoção quando os estudantes realizaram a apresentação. 

"Nós passamos  os últimos anos com muitas dificuldades e eu ficava preocupado com eles (alunos). Hoje, vi os estudantes se apropriando daquilo que nos torna humanos, a arte. Confesso que fiquei muito emocionado, chorei. Me emocionei com as apresentações e com a dedicação. O futuro está nas mãos deles", compartilhou o escritor.

Realizada desde 2016, a Mostra Literária da EE Professora Alice Salerno Gomes de Lima já alcançou algumas gerações de discentes da unidade. Esse é o caso de Lucano Paulain, aluno egresso da unidade de ensino e que marcou presença em mais uma edição, mesmo fora da escola. 

"Lembro com carinho disso aqui. É um projeto que pode mudar a vida de um aluno, com um livro, com um autor, o estímulo à Literatura. Gosto de voltar à escola, porque aqui têm professores que me marcaram muito, então prestigio sempre que possível", enfatizou o ex-aluno. 

Durante o último dia de atividades da 6ª Mostra Literária da EE Professora Alice Salerno Gomes de Lima, as turmas prestigiarão, entre si, as apresentações de cada sala. A dinâmica proporciona que cada aluno da unidade de ensino tenha contato com todas as obras escolhidas pela equipe pedagógica da instituição. 

FOTOS: Euvizaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar