Palestra na Unidade Escolar Gonçalo Nunes reforça a importância da Conscientização do Autismo

Piaui

03.04.2024

Comemorado nesta terça-feira, 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo busca trazer informações à sociedade para combater e reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nessa perspectiva, a Unidade Escolar Gonçalo Nunes, localizada no município de Arraial do Piauí, realizou uma palestra para celebrar a data com os estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), os seus respectivos responsáveis, Profissionais do município que trabalham com crianças e jovens especiais, Profissionais da escola e comunidade em geral.

Promovida pela Equipe Multiprofissional da 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), a palestra teve como objetivo conscientizar sobre a importância de lidar com crianças e jovens com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo inclusão para eles no meio em que vivem e aceitando as suas necessidades.

De acordo com dados divulgados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças são afetadas pelo autismo em todo o mundo. Na escola Gonçalo Nunes, 18 alunos recebem Atendimento Educacional Especializado.

A Gestora da escola, Ednólia Pereira, reforça a importância de abordar a temática do Autismo no ambiente escolar. “Se faz muito necessário tratar do tema para esclarecer a comunidade escolar da importância da inclusão e aceitação de pessoas portadoras do TEA, trabalhando assim formas de combater o preconceito, onde muitos são vítimas. Nem todo ser humano é autista, mas todo autista é um ser humano”, afirmou a Diretora.

Para atuar de forma coordenada e sistemática na expansão das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na formação de Profissionais e na reforma e ampliação dos Centros de Atendimentos Educacionais no Piauí, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e o Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso, lançaram neste ano o Programa Estadual de Educação Especial Inclusiva.

“O Programa de Educação Especial Inclusiva é uma parceria Seduc e Seid para investir R$ 49 milhões em contratação e qualificação de Profissionais, acompanhamento pedagógico e infraestrutura, com mais Centros de Eeferência Educacional e equipamentos apropriados para as escolas. Então, este é um dos programas mais nobres que lançamos na gestão do Governador Rafael Fonteles e que garante mais oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para nossos alunos”, detalhou o Secretário Washington Bandeira.