Paraná sedia primeiro encontro presencial do GT de Tecnologia do Consed

Notícias da Educação

16.05.2024

A Secretaria de Educação do Paraná está sediando o primeiro encontro presencial do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O evento, que acontece até sexta-feira (17) em Foz do Iguaçu, reúne secretários estaduais de Educação, técnicos e especialistas para explorar desafios e boas práticas nas redes públicas de ensino na área de tecnologia educacional.

Ao prestigiar o evento, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, ressaltou a importância dada pelo governo à Educação. Já a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, que também esteve presente, apresentou um panorama do trabalho conjunto entre o MEC e os estados. "Uma ação importante é a construção da matriz de competências digitais para formação de professores e a discussão para revisão do currículo, cumprindo a BNCC Computação, uma exigência do VAAR/Fundeb. Especialmente com o programa Pé-de-Meia, a gestão digital é fundamental, e o Consed é nosso grande parceiro para o sucesso dessa política", afirmou.

Roni Miranda, secretário de Educação do Paraná e líder do GT, destacou a importância deste encontro presencial. "É um momento de troca, em que estamos apresentando possibilidades de uso da tecnologia e discutindo competências digitais para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O Consed está na vanguarda da discussão da tecnologia na educação pública do país", disse. Os secretários Alan Porto (MT) e Hélvia Paranaguá (DF), que atuam junto a Miranda na liderança do GT, também participam do evento, além de Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará.

Enquanto Alan Porto enfatizou a importância da inclusão digital: "Precisamos entender o que cada estado está realizando em sua política pública de inclusão e adaptação do currículo para a computação", Rossieli Soares, reforçou a necessidade de um uso equilibrado da tecnologia na educação: "A tecnologia precisa estar na educação como um suporte e não para substituir pessoas. Ela avança muito rápido e, nos estados, esse avanço se dá de formas diferentes. Por isso, compartilhar o que cada um está fazendo e construir soluções em conjunto é fundamental."

Por sua vez, a secretária Hélvia Paranaguá destacou dois pontos importantes na avaliação do encontro: "O primeiro é a troca de experiência entre as redes e o outro é a rede de solidariedade que vai se criando para que cada um possa ajudar o outro que se encontra em uma fase diferente. O segundo é a rede de solidariedade que vai se criando para que cada um possa ajudar o outro que se encontra em uma fase diferente".

Júlia Sant’Anna, diretora-executiva do CIEB, elogiou o engajamento dos participantes: "Estamos muito satisfeitos com a reunião. Houve um engajamento muito grande dos técnicos das secretarias. Discussões muito práticas e, ao mesmo tempo, muito sensíveis sobre a realidade de cada estado. Eu acho que essa visão conjunta tem tudo para dar certo ainda mais."

A programação do encontro inclui painéis e compartilhamento de práticas sobre estratégias para uma educação mais conectada e eficaz. Serão abordados temas como infraestrutura tecnológica e gestão de tecnologias educacionais. Especialistas compartilharão insights sobre o uso de softwares e dados na educação, e os participantes terão momentos de integração para networking e troca de ideias.

Durante o evento, Miranda apresentou as experiências e materiais que têm possibilitado aos estudantes da rede pública estadual do Paraná vivenciar e aprender sobre robótica e educação gamificada. "Os secretários de todo o país puderam conhecer de perto as tecnologias educacionais empregadas na educação do Paraná e o impacto positivo que tais recursos podem exercer no processo de aprendizado", afirmou.

As plataformas digitais de aprendizagem utilizadas nas escolas estaduais do Paraná, como os Educatrons, foram destacadas. Esses dispositivos, que incluem Smart TVs, computadores e outros recursos interativos, ampliam as oportunidades educacionais e tornam a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada, beneficiando cerca de 1 milhão de alunos.

O GT de Tecnologia do Consed conta com o apoio da Coalizão Tec Educação, formada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e MegaEdu. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também apoia a iniciativa. A Secretaria de Educação do Paraná colaborou com o Consed na promoção do encontro.