Paranaenses estão em Fortaleza para os Jogos da Juventude

Jogos Escolares da Juventude

04.09.2015

Estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Paraná já estão em Fortaleza (CE) para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude, edição para jovens de 12 a 14 anos, que começam nesta quinta-feira (3) e seguem até 12 de setembro. Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos são o maior evento esportivo estudantil do Brasil e referência internacional. De acordo com o COB, consideradas as fases seletivas, a competição envolve dois milhões de atletas de cerca de 4 mil municípios.

Só no Paraná, os Jogos Escolares (JEPs) reúnem 80 mil estudantes. A delegação paranaense em Fortaleza é de 185 pessoas, sendo 159 atletas, 20 técnicos e seis dirigentes. Participam da etapa nacional os melhores atletas e equipes que disputaram as Finais B dos JEPs em Apucarana no mês de julho.

“O Paraná tem sempre participado e conseguido bons resultados. É um trabalho que desenvolvemos em parceria com a Secretaria de Educação, atendendo a determinação do governador Beto Richa de ampliar o apoio ao esporte no Estado”, lembrou o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.

Os Jogos Escolares da Juventude são disputados em 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Os jovens também participam de atividades sócio-educativas, que ressaltam os benefícios da prática esportiva e os aproximam dos valores olímpicos.

“Esta categoria, de 12 a 14 anos, nos surpreendeu no ano passado quando encerrou a participação com 58 medalhas, sendo 17 de ouro, e ficamos atrás apenas da delegação de São Paulo. É claro que esta é uma geração nova, com poucos atletas que estiveram na edição de 2014, porém, estamos com a expectativa de ter uma ótima participação este ano”, comentou a chefa da delegação paranaense, Marcia Tomadon.

EMBAIXADORES - Este ano alunos-atletas contarão com um apoio especial durante o maior evento esportivo escolar do país. A partir desta quinta-feira um time de Embaixadores, formado pelo medalhista olímpico na maratona, Vanderlei Cordeiro de Lima, pela campeã olímpica de vôlei, Hélia Fofão, e mais dez atletas olímpicos ou pan-americanos, estará na capital cearense com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes dentro e fora das pistas, quadras, piscinas e tatames.

Além de Vanderlei, representante do atletismo, participam do time de embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015 atletas de outras 11 modalidades. São eles: Luiz Henrique Dias dos Santos Junior (badminton), Josuel Santos (basquete), Ana Paula Casetta (ciclismo), Franklin Roosevelt Bueres Junior (futsal), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (lutas), Joanna Maranhão (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Hélia Rogerio de Souza Pinto – Fofão (vôlei).

OS JOGOS - Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.

Em novembro, Londrina vai sediar pelo segundo ano consecutivo os Jogos Escolares da Juventude para estudantes de 15 a 17 anos.