Parceria com a Fundação Mandacaru leva aulas de leitura, música, balé e lutas para os Estudantes Seduc

Piaui

28.02.2024

Com o intuito de oferecer suporte aos estudantes com atividades de reforço em leitura, produção textual, balé, capoeira, música e jiu-jitsu, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI) firmou uma parceria com a Fundação Educacional Mandacaru (FEMAN). O projeto "Flor de Mandacaru: Semeando Sonhos, Arte e Cidadania" atenderá 406 estudantes nesta primeira etapa, tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, em Teresina.

As atividades estão acontecendo no contraturno em quatro Unidades Escolares da zona sul da capital. São elas: Unidade Escolar João Soares da Silva, Unidade Escolar José Camilo da Silveira Filho, Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Angelim e CETI Domício Magalhães. Todas as modalidades ocorrerão uma vez por semana em cada escola.

A professora Catarina Santos, uma das Gerentes da Fundação, explica que a parceria tem o propósito de contribuir para que a Educação Pública se desenvolva ainda mais. Segundo a Professora, as escolas escolhidas para o início do projeto foram aquelas que mais precisam avançar nos índices educacionais.

“A ideia do projeto é plantar sementes nessas quatro instituições, a princípio, mas depois disseminar as atividades em todo o Piauí, pois o objetivo da FEMAN e da Seduc é transformar o Estado num forte celeiro de cabeças pensantes, para que possamos, em médio e longo prazos, construirmos uma sociedade mais alicerçada, onde os seus concidadãos possam ter uma vida mais digna. Isso é perfeitamente possível por meio de uma ampla política educacional”, comenta Catarina.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, afirma que parcerias com outras Instituições fortalecem a formação cidadã, as competências socioemocionais, liderança e o protagonismo dos jovens.

“São atividades complementares que ampliam o projeto pedagógico das escolas. A Seduc mantém diversas parcerias com o objetivo de incentivar a multiplicação de conhecimentos entre Professores e Alunos, na preservação cultural, artística e ambiental nas escolas. Com isso, estamos falando de uma Educação verdadeiramente integral”, disse.

FEMAN - Criado oficialmente em 2016, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, visando à formação educacional e a difusão da cultura em geral, humanística, científica, técnica e profissional, em conformidade com o seu Estatuto e com a legislação pátria, gozando de autonomia financeira, técnica, inclusive em relação a seu instituidor, com prazo de duração ilimitado.