Parceria entre Secretaria Estadual PE e Google for Education será expandida para municípios do Estado

Parceria

17.08.2017

Um encontro realizado nesta quarta-feira (16), entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Google for Education e mais 15 representantes de municípios que fazem parte do Programa Educação Integrada, do Governo do Estado, serviu para expandir uma parceria que já existe desde 2015 entre o órgão público e a empresa mundial de tecnologia. A parceria visa o fortalecimento dos programas de ensino da Rede Estadual, através de formação de professores para a utilização de aplicativos. O evento aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem.

Foram convidados prefeitos e secretários municipais de educação das 15 cidades contempladas no Programa Educação Integrada (Camaragibe, Itapissuma, Timbaúba, Tamandaré, Santa Cruz do Capibaribe, Bonito, São Bento do Una, Bom Conselho, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Flores, Floresta, Salgueiro, Cabrobó e Trindade). Na ocasião, os participantes puderam utilizar algumas ferramentas disponíveis na plataforma, como o “Google Classroom” - aplicativo desenvolvido exclusivamente para a educação -, em um mini-workshop realizado em uma das salas de computadores da escola.

Fred Amancio falou sobre a importância das parcerias com o Google e com a empresa Ensinar Tecnologia Educacional, especializada em projetos com a gigante da tecnologia, especificamente na plataforma Apps Educacional, e uma das pioneiras no fornecimento de softwares educativos em 3D e em ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor em sala de aula. “É uma satisfação poder fortalecer a parceria, tanto com o Google quanto com a nossa parceira aqui no Estado, a Ensinar Tecnologia Educacional, que estão trazendo frutos muito interessantes para as nossas escolas. Este ano estamos intensificando essa parceria, fazendo algumas formações de professores e projetos específicos, e agora com essa maior aproximação com o Google for Education, temos a oportunidade de levar este projeto também para alguns municípios do estado que foram selecionados porque já fazem parte do Programa Educação Integrada”, explicou.

O diretor da Google for Education no Brasil, Alexandre Campos, ressaltou o resultado desse trabalho conjunto com a SEE. “O Google for Education, a nossa plataforma, é gratuito e tem ajudado a simplificar o uso de tecnologia pelos professores. O que a gente vem fazendo é escutar esses professores, que falam sobre a dificuldade em usar aplicativos em sala de aula, e criar soluções para eles poderem usar a tecnologia com o objetivo de ensino e aprendizagem em sala de aula com os alunos. Nessa parceria, vemos como compartilhar as experiências na escola pública, mostrando que ela pode preparar os alunos para o mercado de trabalho e para as melhores vagas existentes. Os projetos são uma oportunidade de mostrar como a tecnologia do Google se integra com a estrutura curricular existente e com os desafios de melhorias que as escolas têm. Os alunos poderão inspirar os professores a criar atividades de sala de aula, onde esse estudante seja protagonista, saindo de um modelo onde ele fica apenas passivo, e sendo motivado”, disse.

Uma das participantes do encontro, a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, exaltou a iniciativa da SEE na extensão dessa parceria com a empresa de tecnologia. “É uma iniciativa excelente e o que mais me impressionou é que as ferramentas estão disponíveis de forma gratuita para todas as secretarias municipais e para todo mundo, mas muitas vezes a gente não faz uso por causa do desconhecimento dessas ferramentas e por não saber como utilizar esses aplicativos. Foi uma ótima oportunidade e nosso município vai fazer a adesão ao projeto, contando com essas formações para implementá-lo em nossas aulas e aprimorar ainda mais o ensino na nossa cidade. É algo importante, principalmente hoje que a informação está a apenas um clique, todo mundo tem acesso com qualquer dispositivo, como smartphone ou tablet, e o aluno quer isso, essa praticidade que a tecnologia traz, por isso temos que acompanhar essa demanda”, concluiu.

Parceria - A Secretaria Estadual de Educação e o Google for Education são parceiros desde 2015, por meio de Acordo de Cooperação Técnica. Este ano, um novo projeto com a empresa, Projeto Ensinar e QG do Enem teve como foco a formação de professores. Quatro escolas estaduais foram escolhidas: Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Trajano e Mendonça, Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), Escoa Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista e ETE de Bezerros.

INTEGRAÇÃO – Em agosto de 2016, o Governo do Estado de Pernambuco lançou o Programa Educação Integrada, com o objetivo de fortalecer o ensino fundamental e também a educação infantil, além de melhorar os índices educacionais do Estado. O programa, que nesta primeira fase beneficia 93 mil estudantes de 15 municípios do Estado, conta com o apoio técnico e financeiro de instituições como Unicef, Neoenergia, Instituto Natura, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Sonho Grande.